sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Imagens de Livros e Leituras






Falando Sobre Livros e Leituras


O amor pela  leitura nasceu com o exemplo diário do meu pai, lendo a Bíblia,  jornais, livros históricos sobre guerras, livros de diferentes gêneros. Mamae, sempre esteve muito ocupada preparando alimentos para seus pequeninos; ela  tinha a sensibilidade de ouvir, observar e aprender. Mamae, para todos que tiveram o privilegio de conhecer-la, foi o exemplo do Amor e Amizade Incondicional. Eu cresci numa casa com muitos livros, muitas frutas, flores naturais, musica, e acima de tudo, Amor Incondicional dos nossos pais. Papai tinha o costume de ler para nos depois do   “Culto Domestico” que sempre acontecia depois do jantar.  Eu me lembro que ele gostava de  escolher um dos livro de uma colecao de capa azul,  para criancas e adolescentes, que tinhamos nas nossas estantes,  e todas as noites escutavamos silenciosamente e delumbradas sobre o determinado conto. Depois da  leitura, ele fazia comentarios, nos perguntava alguma coisa, e papai  sempre tinha uma”ilustracao” para compartilhar conosco. Eu achava que todas as  famílias  faziam o mesmo, porque esse era o nosso costume. Nos anos de 1950 nos moravamos em uma pequena cidade que se chamava Belterra no Estado do Para. E esse eh o lugar aonde o meu amor pela leitura, arte, musica, natureza começou na minha vida.



    Belterra, Para-Brasil







Quando adolescente passando semanas e ate meses na casa da minha irma mais velha,  Mamae Zeza; dela  eu tive o apoio, o exemplo, o estimulo, a motivacao, de  continuar interessada em leitura, musica e artes em geral.. Tanto a casa do papai  e mamae, como a casa da Mamae Zeza, tinham uma variedade de livros, de varios generos e autores. Eu me lembro muito bem dos “Titans da Literaatura” , “Titans da Pintura”, e outros importantes livros. Eu sou agradecida ao meu pai pelo exemplo que vi e a minha irma que nos incentivou a todos de casa, a continuar tendo o amor pela literatura,  pela arte, pelas coisas boas que os olhos podem desfrutar, e o coracao sentir. Hoje em dia, quando visito tanto as casas das minhas irmas como dos meus irmaos, a primeira coisa que vejo eh a abundacia de livros nas estantes, as deliciosas frutas locais no centro da mesa, e um toque natural com as plantas, sem deixar de mencionar a presença de musica. 



Belem do Para-Brasil





Salinopolis, Para.


Muitos anos depois na minha vida adulta, quando eu estava lendo, estudando,  e desconhecia o significado de uma palavra, o meu filho que ainda tinha de 4 -6 anos,   era o meu “voluntário léxico”, ele gostava, alias amava,  carregar o pesado dicionário  de capa vermelha,  e que  “achávamos” que pesava mais do que ele;  mesmo ainda não lendo bem, ele procurava com os dedinhos  aquela palavra , e assim desde pequenino ele adquiriu o amor pela  leitura. Quanto a minha filha, muito menor do que o irmão, ela amava deitar nos meus braços e ouvir  a leitura ou participar das minhas atividades literárias, com os olhinhos sempre abertos, o sorriso travesso, sempre “pegadinha” a mãe.   Uma ou duas noites, eu a levei para a minha classe na UNAH, por alguma razão não havia quem a cuidasse em casa, e ela na aula bem espontânea participou a sua maneira, conquistando os corações de todos, inclusive do meu professor, Dr. A, Herranz. Saudades dessa baixinha e desse tempo!                                                                                                                                                                                          

Nesses 107 dias que estivemos velejando, eu li e reli varios livros. Muitos desses livros eu  ja havia comecado a ler muitos meses antes, e nao havia concluido,  porque tenho o costume de voltar e reler aquela parte especificamente que me chama atenção.  E fico naquela folha, ou capitulo, “grudada” sem me despegar. Ah! Que exemplo bom do meu pai. Saudades! Outros livros que selecionei para leer nesse periodo da nossa viagem, por distracao ou  nao, eu li apenas poucos capitulos. Mas todos esses livros refletem o meu interesse em literatura que tem o genero grandemente  eclectico. Naturalmente esses, sao apenas 2% da minha pequena Biblioteca.
Entao aqui e agora  no meu Blog, mencionarei  os livros lidos y relidos, nesses 107 dias e noites  no veleiro.  NAO farei comentarios, nao sou  Critica Literaria Professional nem  Amadora, sou  apenas  uma avida leitora que se deleita com os prazeres de uma boa leitura.  Aqui,  compilarei  alguns trechos  dos livros, que compartilharei com vocês.  Alem de livros adicionarei pinturas, e todas as imagens eu "copiei" da internet, de diferentes blogs e/ ou de algumas visitas em diferentes museus.





Meus "voluntário léxico", e ouvinte curiosa.





“Entao, voce tem Alemaes, Espanhois, Franceses, Gregos. Eu sei que o Emperador Frederico, muitos anos atras pediu a voce para compilar um livro de profecias de Merlin e traduzir-lo ao Arabe, para ser enviado ao Sultao do Egito. Eu sei que finalmente, esse gloriosso  mosteiro como Murback nessa epoca de muita tristeza,  não tinha  um Escriba, e que no Convento de St. Gall, poucos monges sabian  escrever”.

“Entao eu me cubri, no lugar designado para mim, me enrrolei numa manta, e dormi profundamente”,Eco, Umberto (1994-09-28). The Name of the Rose (Houghton Mifflin Harcourt. Kindle Edition.








     Paisagem do Rio Guaiba com Usina de Gasometro-Ado Malagoli (Brasil, 1906-1994)


                                         


 Uma estudante- Sir Luke Fildes- GB, 1842-1927




                     A saia chinesa, 1933-Agnes Goodsir-Australia,1864-1939
       “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”-Seneca







                         " Sabia poe em seu canto, tal ternura que ao cantar,
                           Mais parece um acalanto, para a alma cochilar"- Anonimo



"Quando eu morrer, espero que possam dizer: seus pecados aconteceram, mas seus livros lhe deram prazer"-M.A.





“Nao eh pelo conhecimento, alem disso, que de uma maneira secreta, eu ja sei. Nao eh por iluminar uma nação, que eu realmente não posso aspirar. Nao eh por experiencia, ciencia. Eu so posso ficar consciente do que ja tenho dentro de mim. Entao, porque eu continuo fazendo pesquisa, investigação, no fim da estória da minha Biblioteca? Consolação, talvez. Consolação, talvez.”
Alberto Manguel. The Library at Night (Kindle Location 2302). Kindle Edition.




"Enquanto estudando com Todorsky,  Catharina, (12 anos de idade), também começou a estudar a lingua Russa. O dia era muito curto para ela; ela suplicava que suas classes se prolongassem ate tarde. Ela começou a levantar de madrugada, com um livro e uma vela na mar, andando descalça no piso de  cemento gelado, repetindo e memorizando palavras em Russo. Não foi surpresa que fazendo ela isso   no mês de Marco, em pleno inverno, ela gripou, e virou uma bronquite. Joana sua mae, ficou alarmada e medrosa de que pensasem que a filha  tinha tendencia a ficar doente, e  tentou de esconder o seu sofrimento.
Catherina, teve uma febre altissima, seus dentes comecaram a tremer, ela tinha banhos de suor, e eventualmente se desmaiava. Os medicos diagnosticaram como uma pneumonia aguda, e demandaram que tirassem sangue da paciente. Johanna veemente recusou, explicando que  excesso de sangue foi tirado do seu irmão Charles,  causando sua morte,  ele era o "prometido" da jovem aristocrata Elizabeth, e que ela, Johanna, não permitiria aos medicos fazerem o mesmo com a sua filha”
Excerpt From: Robert K. Massie. “Catherine the Great: Portrait of a Woman.” iBooks. https://itun.es/us/gF5lz.l





             Uma leitura sossegada, 1875- Augustus Edwin Mulready (Irlanda, 1844-1905)



  A Bandeira Brasileira
Ao vento, assim, desfraldada,
numa data alvissareira,
lembra a Pátria idolatrada
Olavo Campos-madeira reciclada-(Novembro 19, Dia da Bandeira)







                                           Fernando Botero, pintor Colombiano- "E o livro"??

           

“Uma carta implica dedicação. Quem escreve uma carta suspende a vertigem do tempo para refletir, para melhor sentir, para pensar no outro. Uma carta de amor é realmente uma carta de amor.”-J.E.Agualusa











                                          Noticia interessante, 1872- Eastman Johnson, (EUA-1824-1906) 





Quando te vejo lindas hortênsias, sinto
 A voz da minha irma susurrando:
 "elas sao lindas, nao achas"?
 Eh verdade Noeme, eu respondo.



Aquela cativa

Aquela cativa
Que me tem cativo,
Porque nela vivo
Já não quer que viva.
Eu nunca vi rosa
Em suaves molhos,
Que pera meus olhos
Fosse mais formosa.


Nem no campo flores,
Nem no céu estrelas
Me parecem belas
Como os meus amores.
Rosto singular,
Olhos sossegados
Pretos e cansados,

Mas não de matar.

Ũa graça viva,
Que neles lhe mora,
Pera ser senhora
De quem é cativa.
Pretos os cabelos,
Onde o povo vão
Perde opinião
Que os louros são belos.

Pretidão de Amor,
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocara a cor.
Leda mansidão,
Que o siso acompanha;
Bem parece estranha,
Mas bárbara não.

Presença serena
Que a tormenta amansa;
Nela, enfim, descansa
Toda a minha pena.
Esta é a cativa
Que me tem cativo;
E, pois nela vivo,
É força que viva.
-Camões, 1595 



10 Sugestões para Nossos Filhos/ Filhas se tornarem bons Leitores.


1        –  Leia em voz alta com eles.  Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, cartazes, placas.

2       – Ofereça a eles um ambiente favorável à leitura: fazendo atividades com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas.

3       – Converse com seus filhos e escute-os quando falam.  Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.

4       – Peça para eles recontarem histórias que você leu em voz alta para eles.   (Isso não é aula!  Cuidado!  Precisa ser descontraído e agradável!)



5       – Incentive seus filhos a desenhar e fazer de conta que escrevem as histórias que ouviram.  Depois peça a eles que “leiam” as histórias que eles desenharam.

6       – Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo.

7       – Vá à biblioteca mais próxima de sua casa regularmente e leve seus filhos/filhas com você.
8       – Crie uma pequena biblioteca em casa e uma prateleira de livros para sua criança, onde ela se acostume a colocar livros, guardá-los e buscá-los.


9       – Faça um pouquinho de mistério com os livros ou as histórias a serem contadas, aguce a curiosidade da criança, faça com que ela deseje um certo livro, uma história específica.

10  – Leve seus filhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade, na escola, na biblioteca publica, no município onde você mora. 






Muitos anos atras quando li a biografia desse jovem imigrante, me lembro que ele, Isaac Asimov, gostava de ler os jornais na lojinha do pai, logo quando ainda era um menino.





Quadrinha da minha infancia
Dos meus tempos mais risonhos
descubro, agora, os segredos:
– cabia um mundo de sonhos
no meu mundo de brinquedos! - Joao Freire Filho






Retrato de uma jovem segurando um livro-
 Filadelfo Simi- (Italian 1849-1923)




Nos dedos
Eu conto as horas,
Nao sei contar
Diferente
Mas, hoje, sei
Que demoras
Bem mais do que
Antigamente
-Amalia Max



Moca na poltrona, escrevendo - Gabriele Munter (Alemanha, 1877-1962)
 



                                                                                       
                                                                   
"Cuidado com o homem de um so livro"- Sao Tomas de Aquino





“Há uma diferença entre um livro de duzentas páginas desde o início e um livro de duzentas páginas que são o resultado de um original de oitocentas páginas. As seiscentas estão lá. Só que você não as vê.”-Elie Wiesel





Nenhum comentário:

Postar um comentário