quinta-feira, 12 de novembro de 2015

#13 - Imagens de Livros e Leituras





 Adminimistério

Quando o mistério chegar,
já vai me encontrar dormindo,
metade dando pro sábado,
outra metade, domingo.
Não haja som nem silêncio,
quando o mistério aumentar.

Silêncio é coisa sem senso,
não cesso de observar.
Mistério, algo que, penso,
mais tempo, menos lugar.
Quando o mistério voltar,
meu sono esteja tão solto,
nem haja susto no mundo
que possa me sustentar.

Meia-noite, livro aberto.
Mariposas e dragoes
pousam no texto incerto.
Seria o branco da folha,
luz que parece objeto?
Quem sabe o cheiro do amarelo,
que cai ali como um resto?
Ou seria que os insetos
descobriram parentesco
com as letras do alfabeto?-P. Leminski



A Lua no Cinema

A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!

Então a Lua pensou:
Se era  uma estrela sozinha,
e que ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.

A Lua ficou tão triste
com aquela história de amor
mas um pouco satisfeita 
agora ela iria encontrar um amor
e depois de conquistar  a pequena estrela 
e desfrutar-la com  ardor
 até hoje a Lua insiste:
— Amanheça, por favor!-P.L.MT.A.




                            Princesa Iracema, na praia de Iracema, Fortaleza-Ceara-Brasil





Não Sei Quantas Almas Tenho

Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.-Fernando Pessoa







"Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; 
                           só não lhe dou moça”. –Machado de Assis


     

Amar você é coisa de minutos...

Amar você é coisa de minutos
A morte é menos que teu beijo
Tão bom ser teu que sou
Eu a teus pés derramado
Pouco resta do que fui
De ti depende ser bom ou ruim
Serei o que achares conveniente
Serei para ti mais que um cão
Uma sombra que te aquece
Um deus que não esquece
Um servo que não diz não
Morto teu pai serei teu irmão
Direi os versos que quiseres
Esquecerei todas as mulheres
Serei tanto e tudo e todos
Vais ver porque de eu ser isso
E estarei a teu serviço
Enquanto durar meu corpo
Enquanto me correr nas veias
O rio vermelho que se inflama
Ao ver teu rosto feito tocha
Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha
Sim, eu estarei aqui-P.Leminski



     “Quem não ama a solidão, não ama a liberdade.”-Schopenhauer(1788-1860)

Sintonia para pressa e presságio
Escrevia no espaço.
Hoje, grafo no tempo,
na pele, na palma, na pétala,
luz do momento.
Sou na dúvida que separa
o silêncio de quem grita
do escândalo que cala,
no tempo, distância, praça,
que a pausa, asa, leva
para ir do percalço ao espasmo.
Eis a voz, eis o deus, eis a fala,
eis que a luz se acendeu na casa
e não cabe mais na sala.-P. Leminski


                                     Poesia: "Eh a linguagem em estado de pureza selvagem"-Octavio Paz


                                 Poesia:  "Eh uma viagem ao desconhecido".-Maiakovski


As Gémeas
"Vestidas com a elegancia da  Primavera
As gêmeas começam seu dia
Planejando ir a Biblioteca
Alegres se deleitam nos sonetos  da prima Vera".-M.T.A.



"A arte da prudencia, aforismos selecionados.Pensar adiante".


"Um momento de reflexão"-1860



A Jovem Sonhadora

"Era uma vez, uma menina sonhadora, ela pensava em reencontrar seu pai que havia perdido  na infância.
O tempo passou, ela se tornou uma jovem bela com traços de profunda virtude
Ela continuava sonhando em reencontrar com seu progenitor
O Inverno veio trazendo fortes ventos
Quase congelados
A Primavera lhe sorriu  com o primeiro botão rosado
E o Outono, ah o Outono!
O colorido tapete no chao
Ela namorou
Ela noivou
Veio o casamento
Nos bracos do seu Tio Diplomata
Foi entregue aos bracos do amado
A Jovem continuou sonhando"-M.Teixeira de Araujo


Globo do Domingo

"Correndo cedinho
Ela leu o jornal
Ao  anuncio que tanto almejava
Ah! ainda nao havia encontrado
Todos os dias esperando
Esperando pelo anuncio
Talvez amanha
E muitos Amanhas vieram
Ela sempre esperançosa
Sera hoje o dia ?
Sera hoje que verei ?
E o anuncio nunca foi lido
O anuncio nunca foi publicado
No Globo do Domingo"-M.Teixeira de Araujo
                                                                           Meu Norte

Para o Norte, com açaí segui
Lugares vivos, boas pessoas
De tempo chuvoso e muito trovão
Paisagens lindas e praias eu vi
Belas dunas, amei
De saber, e querer cheguei a Vila
Do Farol ao Maçarico caminhei
Canela cheirosa, cupuaçu e amores
Encantos de vida na verdade
Deixei altas colunas de concreto
Tua grandiosidade, pelo Guajara banhada
Bela, es e por todos amada
Nas luzes que ilumina as ruas
Igrejas de tradições sem fim
Tacaca, Tucupi e Guarana
Gaiatos a brincar no VeroPeso
Eh o quadro mais belo para mim
Claridade do sol e do mar azul
200 kilometros ate a areia e vento
E agora como se fosse
Outro reino do Norte a vir. -M.Teixeira de Araujo








Nenhum comentário:

Postar um comentário