sábado, 28 de novembro de 2015

#1- Mulheres Maravilhosas!

   "A Persian Lady Worshipping -The Rising Sun(1784) Maria Cosway


"O luar de  minha terra
é de prata e diamante…
Quer no vale, prado ou serra,
parece ser mais brilhante".-Moises A. Torres


O Sono
Adormeço nos braços da mamãe
Seu coração pulsando nos meus ouvidos
Como uma canção suave
Tocando  lentamente
Sao os braços da minha mãe
Nele posso repousar e resmungar 
Viajando as vezes eh muito escuro
Me cobrindo   nos seus braços
Esse e o meu Porto Seguro-Mariluce Teixeira de Araujo







Elizabeth Keckley




Libélula 

À flor da água do tanque ou da corrente
Voa a fugaz libélula erradia
De asas de vidro e prata, à flor somente,
Que, como vivo espelho, arde e irradia;

Somente à flor…  Que importa, refulgente,
Ao fundo algum tesouro lhe sorria,
Ouro haja, ou lama?  Passa indiferente,
Folga, doudeja, toda se extasia

À flor… que isso lhe basta ao leve e brando
Vôo: trêmula e clara refletida
Na água acenando-lhe a ilusão celeste.

Como que sabe, à flor somente voando
Que aprofundar as coisas, como a vida,
É tirar-lhes o encanto que as reveste.-A.de Oliveira




Meio-dia
       
Meio dia.  A abrasada calmaria
No amplo manto de fogo a mata esconde,
Na fornalha que envolve o meio-dia
O ouro do sol tempera o ouro da fronde.

Pesa o silêncio sobre a frondaria…
Desponta o rio não se sabe donde.
Só, com a voz da mata, em agonia,
Uma cigarra zine e outra responde…

É o grito humano que da natureza
Sobe ao tranquilo azul da imensidade,
Ungido de amargura e de incerteza…

Querem chorar as árvores sem pranto
E as cigarras ao sol clamam piedade
Para suas borboletas que sofrem tanto!-Olégario Mariano 


    "A poesia tem ênfase na conotação, ou seja, as palavras estão no sentido figurado. 
       Pode-se usar e abusar das figuras de linguagem. O importante é se expressar."-Anonimo

    "Cada criança eh uma flor diferente. Elas são  hortênsias, girassóis  orquídeas, rosas,    
     magnolias, margaridas. Juntas elas fazem o mais bonito jardim do mundo".-Anonimo





Canção de Outono
O outono toca realejo
No pátio da minha vida.
Velha canção, sempre a mesma,
Sob a vidraça descida…
Tristeza? Encanto? Desejo?
Como é possível sabê-lo?
Um gozo incerto e dorido
De carícia a contrapelo…
Partir, ó alma, que dizes?
Colher as horas, em suma…
Mas os caminhos do Outono
Vão dar em parte nenhuma!-Mario Quintana 




     "A mesa  esta quase pronta, a visita esta chegando, posso ouvir seus passos"-M.T. de Araujo

                         "Essa moca eh muito bonita, ela eh a minha vizinha do #7
                                        Quero ver o que a inspira-Mishu
 

              “A  arte de saber ouvir, ja nos ensinavam os antigos, eh a antecâmara do  
                 conhecimento”-Anonimo

"Comparada com as nuvens a vida parece muito solida

Quase perene, praticamente eterna"- W.Szymborska
Visita
Tua visita ardente me consola
Tua visita ardente me desola
Tua visita, apenas uma esmola.-
                                                                    C. Drummond de Andrade


Os sapatinhos
“Sapateiro, bate sola,
Bate sola, sem parar,
Faze já os sapatinhos
Para o “seu” doutor calçar.
Bate sola, martelinho,
Vamos, pois, bem trabalhar:
São três horas e às quatro
“Seu” doutor vai-se casar.
Bate sola, martelinho,
Bate sola sem cessar:
“Seu” doutor é a pessoa
Mais ilustre do lugar!
Quando à noite “seu” doutor
Com a noiva for dançar:
— Que lindíssimos sapatos!
Toda gente vai falar”.-W.N.de Freitas






                             Cora Coralina visita o Museu da Lingua Portuguesa

"No ano em que comemoramos os 120 anos de nascimento da escritora Cora Coralina, o Museu da Língua Portuguesa presta sua homenagem a esta grande artista nascida na Cidade de Goiás ( GO) com a exibição da mostra “ Cora Coralina: coração do Brasil”
A exposição tem curadoria de Júlia Peregrino, e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara e ocupará o segundo andar do museu.


"Mesclando imagens do universo pessoal de Cora (como o mítico casarão da ponte e os doces por ela feitos) a trechos de suas poesias, a mostra exibirá, ainda, documentos inéditos da autora, como diários e originais de seus livros. Os visitantes também poderão assistir  um vídeo com declarações da própria Cora Coralina."-

"A realização da mostra só foi possível graças ao patrocínio do Governo do Estado de Goiás, do apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, do empenho da Associação Casa de Cora Coralina e da colaboração da família da querida escritora
O Governo do Estado de São Paulo,a POIESIS – Organização Social de Cultura e o Museu da Língua Portuguesa se sentem muito honrados por  prestar esta homenagem a quem tanto enriqueceu a nossa cultura.

A mostra ficará em exibição ao público até o dia 28 de fevereiro de 2010 e sempre nos mesmos horários de funcionamento do museu."-Museu Sao Paulo (muitos anos atras, minha irma Mariza, e eu éramos adolescentes quando visitamos Cora Coralina na casa dela. Tenho em minha viva memória aquele momento tao especial)

"Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu…
É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu…
E eu,
quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo.
Talvez tu possas entender o meu amor.
Mas se isso não acontecer,
não importa.
Já está declarado e estampado
nas linhas e entrelinhas
deste pequeno poema,
o verso;
te deixará pasmo, surpreso, perplexo…
eu te amo, perdoa-me, eu te amo"…
Cora Coralina





 “Todos temos, para bem da nossa saúde mental, a necessidade de idealizar um lugar que por mais improvável  não nos parece, de todo, irrealizável”-R.Soares







"Os livros que tenho nas
estantes, formam um
desenho de mim:
 o que quero lembrar e o
que nao quero esquecer"-
J.L.Peixoto
       “Há alguma coisa na natureza que nos leva a um mundo de contemplação   
         silenciosa da vida.”-Anónimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário