segunda-feira, 9 de novembro de 2015

#9 - Imagens de Livros e Leituras


Carta de Franz Kafka,

"Querida Menininha ,
 Antes de mais nada, me desculpe por ter ido embora tão de repente, sem me despedir. Sinto muito e espero que não esteja zangada. Às vezes fazemos coisas sem perceber, ou reagimos inesperadamente diante do que nosso instinto nos diz, e magoamos quem não queremos. Com você e a mamãe também acontece assim, não é mesmo? É que as despedidas são tristes, e eu não queria que você chorasse nem tentasse me convencer a ficar mais um pouco. Temia que você não me deixasse ir, e eu precisava fazer isso. Espero que você compreenda. Eu te amo tanto, menina, tanto, que não suportaria vê-la chorar ou que você me visse chorar (...) você deve saber que  viver é seguir sempre em frente, aproveitar cada momento, cada oportunidade e cada necessidade. Você também vai fazer a mesma coisa daqui a alguns anos. As pessoas e as bonecas são feitas de sentimentos e emoções que é preciso ir usando aos poucos. São nossa energia vital. Depois desses anos a seu lado, sou a boneca mais feliz que existe, cheia de energia. Quero que fique contente, e muito, porque tudo que sou devo a você. Você cuidou de mim, me ensinou muitas coisas, me amou e me fez ser uma boa boneca. Agora que me preparo para iniciar uma nova vida, a partida foi triste por deixá-la, mas bonita porque graças a você sou livre para fazer isso." - (págs. 48 e 49).-Franz Kafka




                                                        "Aonde esta a minha Tia Tildes?





"Comparada com as nuvens a vida parece muito solida, quase perene, praticamente eternal”-A.Kovacs



     A Boneca da Minha Filha


"Chegou o Natal!
Escolhemos sua boneca tao desejada
Nao, filha esse Natal nao da, so no proximo!
O nosso dinheiro nao ajusta.
Esta bem Mae,sera no proximo Natal.
O Inverno terminou com as estrelas de neve se desfazendo nas arvores
A Primavera trouxe alegria, ela brincando entre as flores, correndo
O Verao aqui esta, e feliz com suas amiguinhas no “Summer Camp”
O Outono, ah! Um tapete colorido no chao, e muitas folhas na sua mao
Chegou o Natal outra vez!
Vamos comprar sua boneca tao desejada
Nao filha, esse Natal nao da, ainda nao!
O nosso dinheiro nao ajusta……
Esta bem Mae, sera no proximo Natal.

E os anos se passaram.
Algumas vezes iamos a loja so para olhar
Ela, a boneca ainda estava la! Linda, com cara de menina travessa
E, imaginavamos quando ela, a boneca, viria para “sua” nossa casa.

Minha filha cresceu, o dinheiro nunca ajusto
A boneca permaneceu la,na loja
Eternamente esperando,
Esperando sempre………..
E o dinheiro nunca ajusto.
Mas no seu coração a boneca ja estava nos seus braços". M.Teixeira de Araujo




 

"O poema tem que ser um relâmpago. Ele tem que iluminar a tua cara, bater na tua cara como uma coisa vital"- Ferreira Gullar



               “Eu estou preparada para o pior, mas espero pelo melhor”-Benjamim Disraeli


 “A sua Biblioteca eh o seu paraíso, a sua companhia eh o seu prazer”-D. Erasmus


Rosto Atrás do Vidro

Ou tarde ou cedo ou nunca.
Mas por trás do vidro o rosto insiste.
Junto a umas flores naturais a própria flor se mostra
sob a forma de cor, ou face, ou rosa.
Por trás do vidro a rosa é sempre rosa.
Mas sem perfume.

A juventude distante é ela própria.
Mas aqui não se ouve
So a luz atravessa o vidro virgem-Anonimo




Infância

Sobre o lado ímpar da memória
o anjo da guarda esqueceu
perguntas que não se respondem.

Seriam hélices
aviões locomotivas
timidamente precocidade
balões-cativos si-bemol?

Mas meus dez anos indiferentes
rodaram mais uma vez
nos mesmos intermináveis carrosséis.- Joao Cabral de Melo Neto






 " Misteriosamente, procurando se esconder
  Pensativamente,  olhando a sua parceira
  Naturalmente dentro do seu bem estar"-

                        “Uma moca deve ter classe, e ser  fabulosa”-Coco Chanel


                                                       As Tres Almas Vagantes
                                                   
                                                      "Unidas pela Arte
                                                       Unidas pelo desejo de Viver
                                                       Unidas pelo conhecimento
                                                       Juntas, eternamente pelos seus segredos e genética"-


"Um livro que trabalha com a emoção e a sensibilidade, nos ensinando que amadurecer também pode sem saber deixar quem se ama partir, quando é necessário"-L.West.





                                                  "Todo esses dias, recolhida e pensativa,
                                                          Sento, penso, logo leio.
                                                    Minha respiração me traz vida. Obrigada letras."-

                                                    "O aroma do cafe.
                                                      O cheiro gostoso do meu canto"


                                           
                                                      Rio de Janeiro, Brasil


 "Todo livro eh um ponto de referencia; toda casa representa as riquezas  fora das florestas, minas de ouro, pedras preciosas; e todo homem representa todos os seus ancestrais.-Ralph Waldo Emerson

"O tempo leva as tristezas da mulher"-R.W.Emerson



Simone de Beauvoir-1908-1986
"Sempre olháramos longe. Seria necessário aprender a viver o dia-a-dia? Estávamos sentados lado a lado sob as estrelas, tocados pelo aroma do cipreste, nossas mãos se encontravam; o tempo havia parado por um instante. Iria continuar a escorrer. E então? Sim ou não, poderia ainda trabalhar? Minha decepção  contra ele se esfumaria? A angústia de envelhecer me retomaria? Não olhar muito longe. Longe seriam os horrores da morte e dos adeuses. Seria a vista, a ciática, as enfermidades, a esterilidade mental, a solidão em um mundo estranho que não compreenderíamos mais e que prosseguiria seu curso sem nós. Conseguiria não levantar os olhos para esses horizontes? Quando aprenderia a percebê-los sem tristeza. Nós estamos juntos, é a nossa sorte. Nós nos auxiliaremos a viver essa aventura....."L.West




"Eu senti
Que era Amor
Quando depois do "Boa Noite"
Havia uma vontade incontrolável
de dizer
"Eu te Amo"-Anonimo



"A amizade eh sempre uma
 doce responsabilidade"-Khalil Gibran

             "A terra ri em flores, os livros sorriem na minha companhia"-Ralph Waldo Emerson


“Um segredo de sucesso na vida eh para voce estar preparado quando a oportunidade se apresenta”-Benjamin Disraeli





Nenhum comentário:

Postar um comentário