sexta-feira, 6 de novembro de 2015

#2- Imagens de Livros e Leituras



                                           Tal  Mae,  Tal  Filha? 
 Filhas, que te quero minhas
 Filhas, te abraço por um tempo
 Filhas, que não me pertencem
 Filhas, que voam longe
 Filhas, que chegam perto
 Filhas, com suas próprias vidas
 Filhas, que ja criam suas filhas
 Filhas, que te quero minhas
 Filhas, te abraço por um tempo
 Filhas, que ficam
 Filhas, que nunca voltam
 Filhas, que nunca foram
 Filhas, que te quero minhas
 Filhas, minhas sobrinhas
 Filhas, minhas netas
 Filhas, que sempre estão no meu coração.
 - M.T.AM.C









 Saibam que a felicidade
 Raramente e percebida?
 Porque ela so e encontrada
 Nas coisas Simples da vida- Anonimo





















Alta, nas nuvens e nos ventos, alta,
no turbilhão se enrola e se levanta.
Como a bandeira de heroísmo salta!
Como a bandeira de heroísmo canta!

Ondeia audaz.  Sonha nos grandes mastros
por entre incandescências de arrebóis.
Vibram em suas asas de ouro e de astros
as almas legendárias dos heróis.

Oh contemplar assim, por toda a vida,
os seus clarões sublimes e supremos!
Resplende, em sua rama enflorescida,
o céu de estrelas sob o qual nascemos.

No exílio… à morte, pela terra imensa,
possamos vê-la rútila e imortal…
e se a tivermos sobre nós suspensa
nós dormiremos sob o céu natal.
- Murillo Araujo- Texto adaptado do Passaporte da Leitura:
 brincar de ler, do Instituto EcoFuturo,Editora Globo:2008


















“Escreva livros só se você for dizer neles aquilo que não tem coragem de confiar a ninguém.”- E.M.Cioran



                      " A Leitura eh a maior das amizades"- Marcel Proust




LEI  AUREA

LEI N# 3.353, DE                    13 DE MAIO DE 1888.
Declara extinta a   Escravidão no Brasil
A Princesa Imperial Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D.Pedro II.

Presidente Abraham Lincoln    1 DE JANEIRO DE 1863.








          "A realidade esta nos olhos de quem vê! A gente não vê as coisas como elas são. A gente vê as coisas  como nos somos"-M.J.A.



Sinfonia Cotidiana

A manhã surge
aos sons do Concerto n.° 1 de Grieg
no rádio madrugador do meu vizinho.

A tarde chega
acompanhada pelo Prelúdio n.° 24 de Chopin,
num piano sem lugar.

A madrugada se embala
com a música do mar.- J.G.de Araujo Jorge



A Gente Nunca Está Só

A gente nunca está só.
Ou se está com uma saudade
De um sonho desfeito em pó;
Ou se está com uma esperança
De nova felicidade
No coração que não cansa…

Sempre uma sombra com a gente,
Constantemente,
Uma sombra… Boa… ou má…
Só é que nunca se está.-  Ademar Tavares








— Eu fui andando
Por um caminho.
— Eu fui também.
— Eu vi cantando
Um passarinho.
— Eu vi também.
— Ia pensando
Em fazer ninho.
Você também?
                    -Stella Leonardos



Biblioteca de Alexandria

A lágrima
Carmen Freire
Nascida na ternura ou na tristeza
Límpida gota dos orvalhos d’alma

Tu, lágrima saudosa, muda e calma,
Que força enorme tens nessa fraqueza?
Possuis mais que o poder da realeza,
Quando és filha da dor que o pranto acalma,
E, qual gota de orvalho em verde palma
À pálpebra chorosa ficas presa!
Estrela da saudade, flor de neve,
Que o vento da tristeza faz  brotar,
Amo o teu brilho nessa luz tão breve

De breve globo teu… imenso mar
Cujos fundos arcanos não se atreve
Nem se atreveu ninguém jamais sondar!  - Carmen Freire






       

                                        Beatrice (Portinari) 1895


   

                  Princesa Marie von Preben numa cena em jardim romantico, 1838-
                    (pintor Alemao anonimo)






               "Em coisas insignificantes é que uma verdadeira amiga se avalia.”-Camilo Castelo Branco, Portugal, 1825-1890
       



Os livros não foram feitos para servir de enfeite; no entanto, nada como eles para embelezar o interior de uma casa.”- Rubén Darío







METAMORFOSE

Meu avô foi buscar prata
mas a prata virou índio.

Meu avô foi buscar índio
mas o índio virou ouro.

Meu avô foi buscar ouro
mas o ouro virou terra.

Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira.

Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:

E o Brasil tomou a forma de harpa.- Cassiano Ricardo





 Um autor favorito- Poul Friis Nybo (Dinamarca, 1869-1929)






              "Mae eh palavra que encerra
                A forca do verbo amar,
               Que nenhum poder da Terra

               Ja conseguiu suplantar"-T.M.D












“Depois de  Dublin, eu fui para Londres, eu tive tres horas de reuniao com Mrs. Thatcher. Ficando la fora no frio, conversando com os jovens Inuites, me fez os meus ossos esfriarem.  No dia que eu deveria ver Mrs. Thatcher , estava chovendo neve, eu nao tinha o meu abrigo de frio. Eu sou sempre muito pontual e nao queria me atrasar. Quando eu me reuni com Mrs. Thatcher eu ja estava me sentindo muito mal, e logo depois fui diagnosticado com uma leve pneumonia".
Excerpt From: Nelson Mandela. “Long Walk to Freedom.” iBooks. https://itun.es/us/sxttv.l








Mato as tristezas cantando.
Curti-las não vale a pena.
Cantando vou me livrando
das mágoas que me dão pena.
-T.T.




Nenhum comentário:

Postar um comentário