quinta-feira, 12 de novembro de 2015

#12 - Imagens de Livros e Leituras




"Eu acendi o fogo, estava cansada das folhas brancas.
  Eu acendi o fogo da curiosidade, de conhecer e aprender mas,
  As folhas brancas,  foram preenchidas, eu compartilhei com os botões brotando em flor"-
M.Teixeira de Araujo


                 "A colorida borboleta me acompanha por todos os lados, o ruido da rua nao a preocupava
   Minhas cores são fortes e vibrantes, escondidas de ti, abertas so para mim"-M.Teixeira de Araujo
  "Sou como a praia a que invade
    Um mar que torna a descer
    Ah, nisto tudo a verdade ....."-Fernando Pessoa


              "No meu canto,  no meu espaço de leitura, aonde eu me concentro em ti"-
                                                      Poesia eh  "a fala do infalavel"- Goethe

                                          Poesia eh "fundacao do ser mediante a palavra -Heidegger

“En realidad, se trata de la idea de la danza tratada como um fenomenp sagrado, de la misma forma que el dibujo define formas que no son solamente criaturas humanas, sino que se convierten en protuberancia, en balanceo, en rebellion, en gesto. Es el movimiento de la linea lo que cuenta”-Henri Matisse


                              Poesia eh"emocao relembrada na tranquilidade"-Wordsworth

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.- Vinicius de Moraes



Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.-Fernando Pessoa



                                         Poesia eh "para inspirar"-Bob Dylan


A Guardadora de Rebanhos
Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como uma pastora,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
Mas eu fico triste como um pôr de sol
Para a nossa imaginação,
Quando esfria no fundo da planície
E se sente a noite entrada
Como uma borboleta pela janela.- Fernando Pessoa





"beijos roubados, filmes nunca vistos, e ventos nunca sentidos sobre a pele"- Azar Nafisi



Na Cama no Inverno
No Inverno eu me levanto na madrugada
Eu me visto perto da luz amarela
No Verao, eh o contrario
Eu tenho que ir para a cama durante o dia.
Eu tenho que ir para a cama e ver
Os passaros subindo nas arvores
Ou ouvir os pes dos adultos passarem na rua
E isso nao lhe parece dificil?
 Quando o ceu eh completamente claro e azul ,
Eu deveria esta la fora brincando -Robert Louis Stevenson



          


     Soneto de Devoção

Essa mulher que se arremessa, fria
E lúbrica aos meus braços, e nos seios
Me arrebata e me beija e balbucia
Versos, votos de amor e nomes belos.
Essa mulher, flor de melancolia
Que se ri dos meus pálidos receios
A única entre todas a quem dei
Os carinhos que nunca a outra daria.
Essa mulher que a cada amor proclama
A miséria e a grandeza de quem ama
E guarda a marca dos meus dentes nela.
Essa mulher é um mundo! — quem não amaria a ela
Talvez… — mas na moldura de uma cama
Nunca mulher nenhuma foi tão bela!-Vinicius de Morais



                         "No te duele el alma sino el ego. Compadece a quiem te traiciono,  a  
                          quien te ha  perdido".-A.Jodoroesky    
                         

 “As mãos colhem flores sem ela dar por isso.
Como um ruído de chocalhos
Para além da curva da estrada,
Os meus pensamentos são contentes.
As vezes  contentes e tristes,
Pensar incomoda, como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.
Ser poeta não é uma ambição minha
É a minha maneira de estar sozinho.
E se desejo às vezes
Por imaginar, ser cordeirinho
(Ou ser o rebanho todo
Para andar espalhado por toda a encosta
A ser muita cousa feliz ao mesmo tempo),
É só porque sinto o que escrevo ao pôr do sol,
Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz. 
E corre um silencio pela erva fora"
.-Fernando Pessoa







“Voce nunca sabe o quanto eh
 o suficiente a menos

 que voce saiba o que eh mais do que 
 o necessario”-William Blake


  
     “ Não vale a pena voltar ao passado, porque naquela época  eu era uma pessoa      
            diferente "- Lewis Carroll, Alice in Wonderland



                             Poesia eh" aquilo que se perde na tradução"-Robert Frost


Presságio
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente…
Cala: parece esquecer…
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…-Fernando Pessoa




                              “Imaginação e a unica arma na guerra contra realidade"- L. Carroll 







               "Se eu tivesse um mundo so meu, nada faria sentido"-L.Carroll

Ode Marítima
Sozinho, no cais deserto, a esta manhã de Verão,
Olho pró lado da barra, olho pró Indefinido,
Olho e contenta-me ver,
Pequeno,azul e claro, um paquete entrando.
Vem muito longe, nítido, clássico à sua maneira.
Deixa no ar distante atrás de si a orla vã do seu fumo.
Vem entrando, e a manhã entra com ele, e no rio,
Aqui, acolá, acorda a vida marítima,
Erguem-se velas, avançam rebocadores,
Surgem barcos pequenos detrás dos navios que estão no porto.-F.Pessoa



A Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida.
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada. - Vinicius de Moraes






                                                                            Passagem

Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só-F.Pessoa


Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”-F.Pessoa



                           Nuvens

Para descrever as nuvens
eu necessitaria ser muito rápida —
numa fração de segundo
deixam de ser estas, tornam-se outras.

É próprio delas
não se repetir nunca
nas formas, matizes, poses e composição.

Sem o peso de nenhuma lembrança
flutuam sem esforço sobre os fatos.

Elas lá podem ser testemunhas de alguma coisa —
logo se dispersam para todos os lados.

Comparada com as nuvens
a vida parece muito sólida,
quase perene, praticamente eterna.

Perante as nuvens
até a pedra parece uma irmã
em quem se pode conf

Perante as nuvens
até a pedra parece uma irmã
em quem se pode confiar,
já elas — são primas distantes e inconstantes.

Que as pessoas vivam, se quiserem, 
e em sequência que cada uma morra,
as nuvens nada têm a ver
com toda essa coisa
muito estranha.

Sobre a tua vida inteira
e a minha, ainda incompleta,
elas passam pomposas como sempre passaram.

Não têm obrigação de conosco findar.
Não precisam ser vistas para navegar.- Wislawa Szymborska, 2002 



A Pequena Boneca

Eu perdi uma vez uma pequena boneca
A boneca mais bonita do mundo;
Suas bochechas eram rosadas e brancas
Seus cabelos eram charmosos e de cacheados
Mas eu perdi a minha pobre boneca 
Eu brincava com ela la fora.
E eu chorei for ela por mais de uma semana
 Mas eu nunca pude encontrar-la
Eu encontrei minha pobre boneca.
Eu estava brincando com ela la fora
Uns disseram que ela estava transformada
Sua cor estava apagada
Seu braco machucado pelos animais
Seu cabelo ja nao era encarocolado
Mesmo assim, com tudo isso
Ela eh a boneca mais bonita do mundo-Charles Kingsley


                                                 
    "O laço entre irmãs, nascem em diferentes anos, as vezes diferentes pais, unidas pela parceria, o segredo, os sonhos, a vontade de nunca se separarem"-M.T.A.
                                      Poesia eh "a liberdade da minha linguagem"-P.Leminski

     "Neste mundo ao qual vivemos, simplicidade e gentileza são as únicas magias  que funcionam"-
           L.Frank Baum




Todas as cartas de amor…
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.) -Vinicius de Moraes 






Nenhum comentário:

Postar um comentário