sexta-feira, 27 de novembro de 2015

# 2 - Prosa e Poesia






CHOVEM DUAS CHUVAS

Chovem duas chuvas
De agua e de jasmins
Por estes jardins
De flores e de nuvens

Sobem dois perfumes
Por estes jardins
De terra e jasmins
De flores e chuva

E os jasmins sao chuvas
E as chuvas jasmins
Por estes jardins
De perfume e nuvens- Cecilia Meireles








A Pipa e o Vento                                   

Aprumo a máquina,
dou linha à pipa
e ela sobe alto
pela força do vento.
  
O vento é feliz
porque leva a pipa,
a pipa é feliz
porque tem o vento.

Se tudo correr bem,
pipa e vento,
num lindo momento,
Vai chegar ao céu-Cleonice Rainho

V




 Escrivaninha do Papai

Todas as manhas
Ele sentava a escrever
Longas cartas para seu irmao
Alguns versos para sua irma 
Um copo de  água ao seu  lado
Um pedacinho de limao
Para saborear a agua
E também para refrescar
o pulmão

La estava sua escrivaninha
Sempre bem arrumadinha
Era o meu pai escrevendo
Sobre seus enxertos
Sobre seus Sermões

Encima da escrivaninha
Estava sua maquina de escrever
Era a Olivetti 
Ele chamava de Goretti

Essa moca vivia perto da rio
Quase em frente da nossa casa
Pelas manhas descendo a ladeira 
Bom Dia! saudava ao papai
E hoje o que o senhor vai escrever?
E seguia seu caminho toda faceira
Sem esperar meu pai responder


Outra vez na escrivaninha
Papai sentava a escrever
As vezes sobre guerras,
As historias que ele nunca pode ver

Minha irma lhe deu a escrivaninha
E todas gostávamos de riscar
Mas meu pai nao permitia
Que nos fossemos bagunçar

Aonde ficou a escrivaninha
Do meu pai quando ele se Foi
Sera que esta na "Casa do Idoso"
Ou na Escolinha?-Mariluce Teixeira de Araujo


                             Poesia: companheira fiel de quem chora- M.T.A.








































  Minha Boneca de Pau

Minha Boneca de Pau
E tudo o que eu tenho

Ela e linda, elegante
E tem um sorriso permanente

Ela me ouve
E me dar um calorzinho
Forte  nos meus bracinhos

Ela me compartilha
Um pedacinho de pão
Tudo que esta nas suas maos

Ela eh  moreninha
E os labiozinhos pálidos
Muitas vezes lhe falta o ar
                                                                        Mas juntas  sabe o que temos
                                                                    Muito amor e carinho para espalhar-M.T.A.
                                                                     





A Estrela

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alto luzia?

E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.-Manuel Bandeira




                          "Coisa boa eh ler rapidinho, antes de me chamarem outra vez"-

"Eu sou um pequeno pinguim
Eu me escorrego no meu estomago
Eu como peixe
Do fundo do oceano azul
Eu sou preto e branco
Como voce pode ver"-Anonimo



Nenhum comentário:

Postar um comentário