sábado, 28 de novembro de 2015

#2-Mulheres Maravilhosas!

Mulheres
         Lagrimas 

"Existe um segredo nas lagrimas
Elas não sao marcas de fraqueza, 
Mas de poder
Elas falam mais que eloquentes discursos
Elas gritam mais do que dez mil palavras 
Elas são o significado da dor interior
Elas sao  tristezas profundas, 
Do silencio mudo 
Da forca serena 
Um amor sem palavras"-W.Irving



"Quando te vi amei-te ja muito
  antes,
  Tornei a achar-te quando
  te encontrei.
  Nasci para ti antes de haver o mundo....".
    -Fernando Pessoa

      "A vida sem amor eh um livro sem letras.
        Uma Primavera sem flores
        Uma Pintura sem cores."-Augusto Cury







"Minha Patria eh a Lingua Portuguesa"-Fernando
Pessoa

          De Tarde
"Naquele piquenique de burguesas
Houve uma coisa simplesmente bela
E que sem ter historia nem grandezas
Em todo o caso dava uma aguarela

Foi quando tu, descendendo do burrico
Foste collher, sem imposturasa tolas
A un granzoal azul de grao-de-bico
Um ramalhete rubro de papoulas

Pouco depois, em cima duns penhascos
Nos acampamos inda o sol se via
E houve talladas de melao damascos
E pao-de-lo molhado em malvasia

Mas, todo purpuro  a sair da renda
Dos teus dois seios como duas rolas
Era o supremo encanto da merenda
O ramalhete rubro das papoulas"
-Cesario Verde




                Africa
   Na Africa estudamos para ensinar a Palavra
   Juntas oramos para chegar aos corações
   Orando entramos no seu mundo desconhecido
   Educando suas crianças, chegamos ate Voce.
   Na  Africa estudando para ensinar a Palavra.
            -M.T.de Araujo
 






"Se soubesses como eu gosto do teu cheiro
    Teu jeito de flor,
    Nao negavas um beijinho
    A quem  anda perdido de amor."-Tom Jobim


Medo
"Se nos temos Medo uma vez ou outra
Se as vezes, nos sentimos  Temor 
Tudo isso esta bem, eh aceitável
O que não esta bem
O que nao aceitamos
Eh permitir o Medo controlar nossas Vidas  
Eh deixar o Terror dominar
Voce"-Mariluce Teixeira de Araujo

VIDA É LINDO TAPETE PERSA

Puxo assunto com a lua
Ela nem dá conversa
Lua, preciso de dicas
Não seja assim tão perversa

A lua finge que longe
Minha voz lhe chega transversa
Dá um tchauzinho, sorri amarelo
Vai andando e desconversa

Lua, volta! Eu te suplico!
Estou quase submersa
Tudo aqui tão esquisito
A vida me é adversa

A lua, meio sem saco
Diz que vida é assim: diversa
Muda dependendo do foco
E de onde você alicerça

Não é a vida, é você
Que entende na ordem inversa
Vida é cor, é leveza
Vida é lindo tapete persa

-Mônica Raouf El Bayeh
  



        Convalescência

  O calor da tarde lhe impacienta
  Esperando pela brisa  chegar
   Ela a cuida e traz flores para lhe alegrar

 Vai demorar so um pouquinho
  Mas a tristeza vai passar
  Eh a tarde melancólica
  Mas o vento vai calmar

 Essa  tristeza vai embora
 Levada pela forca do Alem
 Olha aqui minha amiga querida
 Essas flores são de Quem?-M.Teixeira de Araujo






"O Oriente recebe meu canto, como elogio e como maldição
Para qual dos dois caminhos conduzo minha gratidão?
Para vingar o sangue da mulher oprimida
E sempre deixar claro que podera ser temida".-(livre traducao)
“revistaliter.dominiotemporario.com

                           Autor Kabanni, Poeta Damasco 









"Liberação e um ato cognitivo, não
transferencia de
informação"-Paulo Freire




"O verdadeiro amor
 Nunca se desgasta
 Quanto mais se da
  Mais se tem"- Saint Exupéry

A Porta
Toquei fortemente na porta
a porta do passado
ninguém atendeu
Toquei desta vez com mais forca
o grito vinha de dentro 
Ela  sozinha  emudeceu

O meu passado estava mudo
A porta nunca abriu

Casa quieta, nenhum barulho
Toco outra vez, fortemente
A porta se abre lentamente
Eu me perco na minha mente-M.T.Araujo


Acordar, Viver

"Como acordar sem sofrimento?
O sono transportou-me
aquele reino onde não existe vida
e eu quedo inerte sem paixão.
Como repetir, dia seguinte 
 dia seguinte,
a fabula inconclusa
suportar a semelhança das coisas ásperas
de amanha com as coisas ásperas de hoje?

Como proteger-me das feridas
que rasga em mim o acontecimento,
qualquer acontecimento
que lembra a Terra e sua purpura semente
E mais aquela ferida que me inflijo
a cada hora, a cada dia
da inocente que não sou?-Carlos Drummond de Andrade




Tanajura
Tanajura
flor de chuva
em revoo de arco-iris.
Erráticas
no ar escuro que se aclara
ao sol da caza. 
Doi, foi o trovao
tanajura,
tempo de amar,
tempo de deitar e esquecer.-C.D.Andrade


“No Limiar da casa” 
Estar sentado nas dunas. Nao ver
Senao sol. Nao sentir senao calor.
Nao ouvir
Senao quebrar as ondas.Entre duas 
Pulsacoes acreditar; Agora"-Gunter Kunert
 



Eartha Mary Magdalene White (na foto com sua mae)- African Americans



                                "Alguns falam com voce no seu tempo livre
                                Outros ficam livres para conversar com voce"-Anônimo 



       

         


           Sono Limpo

Nao mais o sonho, mas o sono limpo
de todo excremento romantico.
A isso aspiro, deus expulso
de um Olimpo onde sonhar  eram
versões de existir.

Não a morte: ao sono que
petrifica a morte e vai alem
e me completa em minha
finitude, ser isento de ser,
predestinado ao premio excelso
de exalar-se.

Não mais, não mais o gozo de
instantes de delicia, pasmo,
espasmos.
Quero a ultima ração do vacuo,
a ultima danação, paragrafo
penultimo do estado -
menos que isso - de não ser.-
Carlos Drummond de Andrade











Restos

Foi uma noite intensa
Totalmente  de amor
E agora, o que faço?
Com os restos da
Minha dor?
 Mariluce T.Araujo


 "A cozinha eh a parte da casa que mais coisas pode dizer-nos a teu respeito”Calvino



"La vida se ríe de las previsiones y pone palabras donde imaginábamos silencios y súbitos regresos cuando pensábamos que no volveríamos a encontrarnos."-Jose Saramago






Restos
Da minha janela contemplo o meu passado
Muito frio, solitarios dias curtos
Longas noites brancas
O amor, ah!  não doía como antes!
Ja não era o meu amado
Eram restos dos nossos laços 
Não importa, o verão retornara com a promessa
do conforto do sol
Numa antecipação ardentes dos nossos braços -M.T.A.


"Lo que mucha gente llama amar consiste en elegir a una mujer y casarse con ella. La eligen, te lo juro, los he visto. Como si se pudiese elegir en el amor, como si no fuera un rayo que te parte los huesos y te deja estaqueado en la mitad del patio".-Julio Cortazar








Poema de Natal
Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —

Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —

Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai —

Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —

De repente nunca mais esperaremos…
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.-Vinicius de Moraes






Poesia eh:
"Fundação do ser
  mediante a palavra"-Heidegger
 "A meditação original da
    humanidade"-Novalis

"Por eso no seremos nunca la pareja perfecta, la tarjeta postal, si no somos capaces de aceptar que solo en la aritmética el dos nace del uno más el uno."-Julio Cortazar

     Poesia: "Eh a permanente hesitação  entre som e sentido"- Paul Valery
      "
   Membro da Familia
 
  O que eu faria sem voce?
  Meu precioso amigo
   Um pouco travesso
   Um pouco brincalhão
    Mais muito amado
   Voce eh fiel ate o fim
    Fica tocando no meu portão"-Anônimo



Poema eh:

"Ciencia e Paixão"-Alfred de Vigny
 "Musica que se faz com ideias"-Fernando Pessoa
 "Criticismo da vida"-Mathew Arnold
 "As melhores palavras na
    melhor ordem"- Coleridge


                    Biblioteca Nacional, av. Rio Branco, Rio de Janeiro.

"A Biblioteca Nacional do Brasil, tem um patrimônio superior a 9 milhões de publicações, e foi considerada pela UNESCO como a 8ª maior biblioteca do mundo. A BN também é a maior biblioteca da América Latina.
A Fundação Biblioteca Nacional (BN) é uma das mais antigas instituições públicas brasileiras. Foi instalada oficialmente no Rio de Janeiro em 1810.  O núcleo original de seu poderoso acervo é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.  A BN é hoje a maior fonte de pesquisa em livros, jornais e periódicos do país e tem a função de ser a depositária da memória bibliográfica e documental do Brasil"-Ladyce West (Rio).




Auto-Retrato

Este eh o agora,
Eu me perdi em ti
Sou eu outra vez
Ou sera tua imagem?
Te procuro, me encontro
Este eh  o agora-M.T.A.


    Poema eh:
     "Palavra-Coisa"-Sartre
      "Desenho da linguagem"-Decio Pignatari
      "O impossível, feito possível"-Garcia Lorca
      "A liberdade da minha linguagem"- Paulo Leminski


"Creo que no te quiero, que solamente quiero la imposibilidad tan obvia de quererte como la mano izquierda enamorada de ese guante que vive en la derecha."-Julio Cortazar

            "Eh uma janela na alma humana corroída pela liberacao de antigas regras eticas"-L.West

Nenhum comentário:

Postar um comentário