domingo, 29 de novembro de 2015

#1- Criancas e Muito Mais




Família Teixeira de Araujo
Belterra
Mamãe saiu com papai levando Onesimo pela mão
Ficaram em casa da esquerda para a direita
Leia, querendo falar com Mamae Zeza
Mamãe Zeza, de ferias,  segurando Tildinha  com um laco  de seda 
Noeme susurrundo algo no ouvido da Ruth
Raulino sentado no canto com o cachorrinho
Paulo ausente, na rede dormindo
Marilia dando os primeiros passos no "andador" 
com os bracinhos abertos para as irmãs mais velhas
Teresa, segurando por um laco de seda as duas sapecas
Mariza e Mariluce.


O Cordeirinho

Vamos logo meu baixinho
Caminha rapido eu te peco
So falta umas ladeiras não tao altas
Afinal tu nao tens pressa
 O papai contando os minutos
A mamãe angustiada
Não vês que esta ficando tarde
Eu não quero levar um ralho
So porque ainda sou um pirralho.-M.T.A.


Uma Palmada Bem Dada
Cecilia Meireles
I
É a menina manhosa
Que não gosta da rosa,
Que não quer A borboleta
Porque é amarela e preta,
Que não quer maçã nem pêra
Porque tem gosto de cera,
Porque não toma leite
Porque lhe parece azeite,
Que mingau não toma
Que menina dengosa
Porque é mesmo goma,
Que menina dengosa



Verão
As flores são de um color suave
Dentro de casa o calor aumenta
Estamos brincando de Escolinha
Nossa irma começa com a leitura
Ela nos diz que assim podemos nos inspirar
lendo muito e com sua ajuda."M.T.Araujo

                                                          Uma Palmada Bem Dada
                                                                 - Cecilia Meireles
II
E a menina manhosa
Que não almoça nem janta
porque cansa a garganta,
Que tem medo do gato
E também do rato,
E também do cão
E também do ladrão,
Que não calça meia
Porque dentro tem areia
Que não toma banho frio
Porque sente arrepio,
Que não toma banho quente
Porque calor sente
Que não penteia os cabelos
Porque se entrelaçam nos pelos





O Pingüim
Bom-dia, Pingüim
Onde vai assim
Com ar apressado?
Eu não sou malvado
Não fique assustado
Com medo de mim.
Eu só gostaria
De dar um tapinha
No seu chapéu de jaca
Ou bem de levinho
Puxar o rabinho
                              Da sua casaca- Vinicius de Moraes




O Maracujá
––
“Pego o maracujá e me assusto
Tão dura e tão oca
essa fruta mais louca
me deixa perplexa
de tão desconexa.
Sua carne é só casca.
Seu ventre, sementes.
Sua polpa tão pouca,
não dá pros meus dentes,
Maracujá intrigante,
enrugado, velhinho,
de gosto aceso, bacante,
como o do vinho.
Quero morder, não consigo.
Chupar, tão pouco não posso.
Que fazer, então, contigo,
com o teu paradoxo?
Ninguém o fura com o dedo
para evitar contusão,
esconde dentro o segredo
o doce-azedo da paixão.
Respeitamos o non-sense
da sua concepção”.-S.C.Leao



              MINHA ÁRVORE AROMATICA                   
Vou armar uma árvore, escondida
no coração, recôndito de mim.
Será planta aromatica: alecrim,
Jasmin, de pessoas preenchida
 —–
Tais plantas  vou colhê-las no jardim
dos amigos de sempre cuja vida
fazem a minha vida colorida
e perfumada: há rosas e jasmins
 —–
Amigos do passado eu ponho ao centro
amigos do presente mais à mão
para incluir a todos na oração:
 —–
“Senhor, – que trago aqui também por dentro –,
meu coração, com carga especial
transplanta para o teu neste Natal.”-D.P.Araujo




A VELA
Eh a vovó outra vez
ela com seus bolinhos de amendoim
E eu degustando sem fim-M.T.A.


O Gato é Ingrato?

Dizem que gato
é muito ingrato
e indiferente:
só gosta da casa
não gosta de gente.

Mas é puro boato.
Quem isso inventou
Não gosta de gato.
Pois o nosso Gatinho
tem verdadeiro horror
de ficar sozinho.
Prefere estar junto
do dono ou de alguém que
lhe queira bem.

E se o dono viaja,
fica miando
por ele buscando
por toda a casa.
E quando ele chega fica tão
contente que sai em carreira
pela casa inteira.

É assim que ele diz,
lá à sua maneira,
o quanto está feliz.-Ferreira Gullar


Nosso Mishu
Assim se comporta
Quando o pai viaja para Nova Zelanda
 Irma estudando em Paris
O avo carinhosamente o cuida
Com saudáveis alimentos e muita paciência

Nosso Mishu
Assim se comporta
Fazendo de conta que esta distraído
Mas ao ouvir o abrir da porta
Corre miando, brincando
Grudando os olhinhos na janela
Ah! eh o papai chegando
Desta vez de Chiczen Itza,
Ou talvez de Vila Velha
Não importa,
 Ele esta aqui, e me esta abraçando!- Vovo do Mishu-M.T.A..



Aveia
O cheiro da aveia pela manha quentinho
Tem o sabor de canela, da cana de açúcar
Do papai  levantado cedo, com chuva, sem chuva
 Saindo para a Usina e o Almoxarifado nos seus passos rapidinhos-M.T. de Araujo

Castigo
"Por trinta dias estou de castigo
Nao posso ir a igreja
Nao posso olhar na janela
E tudo por causa de um  metido"-M.T. de Araujo

Raulino foi a o Circo

 Raulino foi ao circo
E voltou entusiasmado;
Estava alegre e feliz,
Mas um pouco impressionado.

Gostou muito dos atletas,
Também do malabarista,
Deu vivas ao domador,
Palmas ao equilibrista.

Mas quando a casa chegou,
Depois da grande função,
Foi contar ao papaizinho
Sua nova resolução:

— Quando eu crescer, quero ser
Um palhacinho brejeiro,
Para dar a cambalhota
No centro do picadeiro.-Vicente Guimarães


O Leão
Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.

Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda.

Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto.
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro.
Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna.
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus que te fez ou não?- Vinicius de Moraes






Tigre
O salto do tigre é rápido
Como o raio; mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o Leão dá.
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte.
Pois bem, se ele vê o Leão
Foge como um furacão.

Leão se esgueirando, à espera
Da passagem de outra fera . . .
Vem o tigre; como um dardo

  Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranqüilo
O leão fica olhando aquilo.
Quando se cansam, o Leão
Agarra um com cada mão.

Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!-Vinicus de Moraes




As Escadas
Muito cuidado meninos,
A escada eh para prestar atenção
Nao fica pulando, saltando 
Podes escorregar e cair no chao.-M.T.A.


Bonecas
“As bonecas tem feito parte da raca humana desde o principio de que sabemos que existimos. As bonecas foram encontradas nas excavacoes Egipcias, nas Gregas e nas covas Romanas. Tanto a Historia como as Bonecas andam de “maos dadas”. As Bonecas da epoca do Renacimento , do seculo 19th e do principio do 20th.”-L.West





A Casa

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer fuxico
Porque  Calixto
Não estava ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Sonhos e Ilusoes
                          Número 7 com padrões. -Vinicius de Moraes (tradução livre)




                                     "O espirro chega sem aviso.
                                         Usar o lenço…  é preciso"-L.W.



                                                                Uma Palmada Bem Dada
                                                                 
III
E a menina manhosa
Que nao aperta os dentes
Porque ficam dormentes
Que não quer dormir cedo
Porque sente imenso medo,
Que também tarde não dorme
Porque sente um medo enorme,
Que não quer festa nem beijo,
Nem doce nem queijo.
Ó menina levada,
Quer uma palmada?
Uma palmada bem dada
Para quem não quer nada!- Cecilia Meireles




Leitura
Sempre gostamos muito de ler, escrever, desenhar
Nos fazemos com alegria e muita diversão 
Crescemos juntas, juntos  na nossa  vizinhança
Carregando agua cantando
Jogando bola  recitando o ABC
E logo quando podemos
Sempre gostamos muito de ler, escrever, desenhar!-M.T.Araujo


Viagem

"Todos os dias viajamos
Para aqueles lugares lejanos
So queremos aprender a ler,
Sonhamos em escrever  estórias de meninos curiosos
Desejamos construir um mundo aonde possamos
Ler em paz,
Escrever sem interrupção
Criar com toda nossa criatividade
Todos os dias viajamos
E estamos seguros que este mundo existe
Um mundo que pode estar aqui, bem perto de mim
Na minha frente
Todos os dias viajamos"-Mariluce Teixeira de Araujo


       "Não quero que pensem, que sou preguiçoso
         Meus brinquedos espalhados por um todo
         Prefiro ler enquanto posso
         Vejo que meu irmão so trabalha
          Quase não  pega um livro, e so reclama
         Eu por outro lado, leio  deitado na cama"-M.Teixeira de Araujo




Primo do Mishu
Ele sente falta do seu primo
E comigo se  acomoda
Ora, eu estou lendo sozinho
Ele quer ouvir a estória.- Vovó do Mishu-M.T.A


A Bailarina



Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras criança-Cecilia Meireles






A Menina Curiosa

Que procura os livros
E busca nos versos
A alegria do ritmo
A serenidade dos Sonetos

A Menina Curiosa
Que nao dorme
Memorizando os versos mais  simples
Escrevendo os mais difíceis

Eh ela, procurando letras, palabras
Brincando, unindo o prefixo
E depois o sufixo

Formando ao fim  uma poesia infantil
Com cores, e flores, musica e ritmo
Para todos repetir.-M.T.A. 






Lendo Estórias em Português

Hoje minha mãe esta cansada
Ela não vai ler  nada para mim
Eu vou ler para ela
Mas como?
 Eu não  leio em Português
Não importa, mesmo um pouquinho
Eu vou começar a ler
Minha Mae esta cansada
Eu necessito aprender.-Mariluce Teixeira de Araujo



                                                                   Cha de Canela
Mamãe so uma vez me chama
Menina! traz meu cha de canela e apaga a chama
Eu desço as escadas com a xícara na mão
Entrego quentinho com um beijo na sua mão"-M.Teixeira de Araujo






   
     Escondidinhas!

"Ja eh hora de me arrumar
  E com todos a caminhar
  Primeiro dia de aula
  Me rodeio com minhas conchinhas
  Nao posso  abandona-las
  Escondidas no meu bolso vão comigo
  A estudar"-M.Teixeira de Araujo




"Ja te dou uma provinha, espera. 
A primeira  eh minha!"-M.T.Araujo

Educação
Eu tenho direito a uma boa educação
Mas também a uma tarde de diversão!-M. T. de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário