quarta-feira, 13 de abril de 2016

Portas Bonitas

Porta Vermelha
12 anos de paixão
Vermelha, depois branca
Na primavera com as cores das Azaleas 
No verão, brilhante com ventos fortes

No Outono vibrante com as folhas secas
No Inverno, contrastando  com a neve.
Porta Vermelha
Entrando e saindo os filhos, e filha
As amadas irmãs, cunhadas, Grandmother e amigas
Porta Vermelha permaneceste vertical
Neste maravilhoso mundo horizontal-Mariluce T.Araujo



Porta #47
I
Agosto/2014 chegou, e juntas nos matriculamos
Não, eu não, ela se matriculou
Lençóis brancos, cortinas de banho combinando
De Louvre com filas longas
D'Orsay 17 minutos caminhando
Setembro cedinho  no "Le Petit"
Quase tempo de voltar
No dia 14 voei 9 horas, saudosa
O'Hare Surpresas!
II
Maio/2015 esta aqui, com as tias chegamos
Explorando as escadas e a arquitetura
Muita historia, pouco tempo para aprender
Todas felizes, com pai, irmão, e step-father
Tias amadas, amigas e colegas
Foi o dia da celebração
Junho nos levou de volta
Deixando muitas saudades!
III
Dezembro, Natal
lagrimas, saudades e muito afago
 Claudine,  abraço e amizade
Dorothy chazinho pela tarde
Kate, palavras de Goia
 Quatro, Esperança, e sorrisos
Safa, ajudando os primeiros passos
IV
Fim do Manuscrito
 Maio/2016 estou de volta
Que me espere Bellinni
ou Rembrant
Olhos cansados
Coração em paz
Espirito trazendo bencaos
Alivio, harmonia y descanso.
Uma vez mais, um capitulo fechado.
V
Outro Capítulo ?



Portas
Abrindo  a alegria das familias
Trazendo, pequenos passos, grandes sorrisos e um pouco de afago também
Países entrando e saindo
Palavras de amor, motivação e saudades
Abraços juntinhos ao peito
Cheiro de comida caseira
O amarelo do Vatapa
O marrom do Strognoff
Sem esquecer o gosto picante do Tucupi
E o branco do bolo de arroz
Samba, Merengue, Salsa e Bossa Nova
Portas
Julho 2015, muitos risos, e novas amizades
O calor da familia tao almejado.
-Mariluce Teixeira de Araujo











 "As portas da sabedoria nunca estão fechadas".-Benjamin Franklin

"Feche algumas portas. Não por orgulho ou arrogância, mas porque já não levam a lugar nenhum".-P.C.


"Quando a felicidade se apresenta devemos abrir-lhe todas as portas porque jamais foi considerada inoportuna".-Arthur Schopenhauer

                                   "As portas da sabedoria nunca estão fechadas".-Benjamin Franklin


                                  "O que não me contam eu escuto atrás das portas".-Dalton Trevisan



Para Viver um Grande Amor

É Preciso Abrir Todas as Portas que fecham o coração.
Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo,
Por amores do passado que foram em vão
É preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar.
É preciso não esquecer que ninguém vem perfeito para nós!
É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar!
É preciso renunciar ao que não agrada ao seu amor...
Para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura,
Aparando as arestas que podem machucar.

É como lapidar um diamante bruto...para fazê-lo brilhar!
E quando decidir que chegou a sua hora de amar,
Lembre-se que é preciso haver identificação de almas!

De gostos, de gestos, de pele...
No modo de sentir e de pensar!
É preciso ver a luz iluminar a aura,
Dando uma chance para que o amor te encontre
Na suavidade morna de uma noite calma...
É preciso se entregar de corpo e alma!

É preciso ter dentro do coração um sonho
Que se acalenta no desejo de: 
Amar e ser Amada!
É preciso conhecer no outro o ser tão procurado!
É preciso conquistar e se deixar seduzir...
Entrar no jogo da sedução e deixar fluir!
Amar com emoção para se saber sentir
A sensação do momento em que o amor te devora!
E quando você estiver vivendo no clímax dessa paixão,
Que sinta que essa foi a melhor de suas escolhas!
Que foi seu grande desafio... e o passo mais acertado
De todos os caminhos de sua vida trilhados!

Mas se assim não for...
Que nunca te arrependas pelo amor dado!
Faz parte da vida arriscar-se por um sonho...
Porque se não fosse assim, nunca teríamos sonhado!
Mas, antes de tudo, que você saiba que tem aliado.
Ele se chama TEMPO... seu melhor amigo.
Só ele pode dar todas as certezas do amanhã...
A certeza que... realmente você amou.
A certeza que... realmente você foi amada."



             "Se um dia fecharem-lhe as portas da vida, pule a janela".-Augusto Cury


Fabulas de um Arquiteto
A arquitetura como construir portas,
de abrir; ou como construir o aberto;
construir, não como ilhar e prender,
nem construir como fechar secretos;
construir portas abertas, em portas;
casas exclusivamente portas e tetos.

O arquiteto: o que abre para o homem
(tudo se sanearia desde casas abertas)
portas por-onde, jamais portas-contra;
por onde, livres: ar luz razão certa.

Até que, tantos livres o amedrontando,
renegou dar a viver no claro e aberto.
Onde vãos de abrir, ele foi amurando
opacos de fechar; onde vidro, concreto;
até fechar o homem: na capela útero, com confortos de matriz, outra vez.



"Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito".-W. Blake

"As portas para o mundo selvagem são poucas e preciosas. Se voce tem uma cicatriz profunda, ahi esta uma porta, se voce tem uma estória antiga, ahi esta uma porta. Se voce ama o céu e as aguas tanto que voce quase não pode se conter, ahi esta uma porta. Se voce procura por uma vida profunda, uma vida cheia, uma vida saudável, ahi esta uma porta."-C. P.Estes


Não deixe portas entreabertas
Escancare-as
Ou bata-as de vez.
Pelos vãos, brechas e fendas
Passam apenas semiventos,
Meias verdades
E muita insensatez.


Perguntas de um Operário Letrado

Quem construiu Tebas, o das Sete Portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilónia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.


O jovem Alexandre conquistou as Índias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Felipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas



 "Um bom  "Cubano"  fecha as portas para as vulgaridades do mundo"-Franz Lizt





O silêncio não machuca,
ele abre as portas da percepção;
Palavras devem ser lançadas,
após doses de reflexão...-Kronix

FRONTIS
"
Lector, vas a beber en una fuente, 
donde al bajar el labio y 
La mirada,
 encontrarás tu imagen retratada 
en la seda de su onda transparente;


Vas a beber el agua de un torrente 
hecha de Todo y en resumen 
Nada,
 que sabe de la estrella inmaculada 
y de la sima negra y atrayente...


Ese es mi verso; profundiza un poco.

No compadezcas mi dolor, si loco
 te lanza entre la sombra su saeta;


Sigue, a tientas quizás: 
Jasón perdido,
y toparás al cabo sorprendido,el vellocino de Oro.
"-Luis P.Matos

"As palavras do poeta volteiam incessantemente em redor
das Portas do paraíso
 e batem implorando a imortalidade".Johann Goethe

A Porta  

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.


Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!-Vinicius de Moraes



ENSOÑACION

Por el cuadrado de una ventana de nuestra escuela
 
Que de soslayo me ríe toda su claridad, 
miro el paisaje chillón y viva, 
De un azul hondo
 y una sencilla calma de infante diafanidad.


El cielo limpio, de vez en cuando, se mancha en una
 de esas blancuras puras y 
Llenas de santidad,
con que el celaje tiñendo el dombo del firmamento
 ri sueña 
El éxtasis con su ternura de castidad.
 

Mientras discurre par la pizarra la geometría
 le nacen alas de ibis al ave del alma mía,

Y de la escuela me voy muy lejos, a una región

 donde es 
Más fresca la gran mejilla de la mañana, 
y sollozando sobre las notas de la fontana,

Me aguarda inquieta la dulce novia del corazón.- Luis Pales Matos 





"Quando uma porta de felicidade se fecha, outra porta abre,
Mas geralmente  nos olhamos muito a porta fechada, 
E nao vemos a abertura de outras Portas".-Helen Keller






NEUROSIS
"
Yo no sé si soy sonámbula o neurótica; 
siento algos en el alma, y no son mías..

El ambiente me sofoca, como a exótica 
en un pueblo enteramente de intelectuales.


Vivo en mi y no comprendo; hormigueos 
van abriendo filtraciones de erotismo
 en mi pecho, 
Y un enjambre de deseos
 mancha cisne de mi estricto misticismo.


Poco a poco de mi juicio van comiendo
y un volcán de efervescencia 
Promoviendo
 al tocar de mis recuerdos el tropel;


Que se agitan como passarás plutonianas,
como duendes, 
Como o vento, como escravos del imperio revoltoso de Luzbel."-L.P.Matos




Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo

Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos as portas fechadas
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei

Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho, minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso

Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo

Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento-S.M.B. Andresen




Abre-me as Portas, Mãe

Abre-me as portas, mãe, enquanto as estrelas
buscam em mim agora a treva infinda,
sem luz alguma no meu olhar a vê-las
nessa tristeza a ser da altura vinda.
Assim, mãe, invado tua noite, a sabê-las
eternamente em pó na luz que é finda
só para mim, que vou comigo pelas
manhãs nascendo todas opacas ainda.

Como fazê-las ser de novo vivas?
Como, se nunca delas fui um conviva
às vidas feitas, festas para as vistas?
Para arrancá-las da solidao, da noite sem luar
quero essa noite, ó mãe, roubada à luz
do céu que, embora opaco, tu conquistas. 
Nauro Machado




Chegada a Hora o Sonho Será Terra

Chegada a hora o sonho será terra,
o medo dará seu último vintém,
e o passado e o futuro serão guerra
do não-ser sobre terras de ninguém
Árvore gémea à que em dor se enterra,
o céu descerá em busca de outro além,
e unidos ambos, corpo e céu, a alma 
errará distante, mas morta, também.

Será possível mesmo o fim de tudo,
tudo tão rápido? Ó pássaro ao vento,
ó ave sombria: cantai num templo mudo,
a atroz saudade da alma nunca vista,
passo perdido em negro firmamento,
paisagem morta — que a terra conquistada
Nauro Machado,




Teoria de Conjuntos 
Cada cuerpo tiene
su armonía y
su desarmonía.
En algunos casos
la suma de armonías
puede ser casi
empalagosa
En otros
el conjunto
de desarmonías
produce algo mejor
que la belleza.

Mario Benedetti











No fim destes dias encontrar você que me sorri, que me abre os braços, que me abençoa e passa a mão na Minha cara marcada, na minha cabeça confusa, que me olha no olho e 
Me permite mergulhar no fundo quente da curva do teu ombro.
 Mergulho no cheiro que não defino, você me embala dentro dos seus braços e
 Você me beija e você me aperta e você me aquieta repetindo que está tudo bem, 
tudo, tudo bem.
Caio Fernando  Abreu


Você cresceu em mim de um jeito completamente insuspeito, assim como se você fosse apenas uma semente E eu plantasse você esperando ver uma plantinha qualquer,
 Pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia, no máximo uma roseira, é, não 
Estou sendo agressivo não, esperava de você apenas coisas assim, avenca, samambaia, 
Roseira, mas nunca, em nenhum momento essa coisa enorme que me obrigou a abrir todas as janelas, e Depois as portas, e pouco a pouco derrubar todas as paredes e arrancar 
O telhado para que você crescesse livremente.

Caio Fernando Abreu


Depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim 
é cada vez mais essencial e verdadeiro.-
Caio Fernando Abreu


"Muitas portas fechadas, continuando tocando...quando abriras?-Anonimo
"O reflexo do sol ilumina a minha porta. Borboletas, orquídeas, jasmins, no meu jardim"-M.T.Araujo



             "Existe um universo desconhecido, abra as portas do seu futuro"-M.T.Araujo

                       "Será sempre necessário tomar um tempo para reflexão."-M.T.Araujo




"Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez.-Caio Fernando Abreu

                                                                                  Fragil
Frágil – você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. 
Para que a protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, Sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável.
 Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. 
Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. 
Parada atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.-
Caio Fernando Abreu

"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos".-Barão de Montesquieu

Para prevenir surpresas, tenho deixado sempre abertas todas as janelas e todas as portas.
Caio Fernando Abreu



"A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim".-Sandro Costa



MundoLingua
Porta de aprendizagem
Porta para o conhecimento
Línguas de todo o mundo
Mundo de todas as línguas
Bem pertinho
Numa esquina de uma rua de pedras
As portas abertas para a exploração
Admiração do desconhecido
MundoLingua- Mariluce T.Araujo


"Assim como deixamos abertas as portas e disponíveis os sentimentos para receber a chegada de um amor, devemos deixar livre a passagem para que serenamente se vá quando chegada a hora".-Marina Colassanti
                                                   
                                                         Porta do Conhecimento
                             Porta no "dorm" (quarto-estudio) da Universidade de Harvard, Boston, Ma.
Alimento - Educação  - Família
"Panquecas todas as manhas, as vezes com mel, as vezes com frutas
  Liquado de banana, leite e abacate, as vezes com cenoura, outras vezes com fresas
Feijãozinho frito, platano, com mantequilha e queijo olanchano, 
Lições de liderança aos 2 aninhos do meu Pai
Bracinhos abertos de proteção da minha Tita
Suco de laranja, açaí, cupuaçu, também 
Café com leite da Vovó Colo com pãozinho no forno,
E farofinha
Tapioquinha quente da tias amadas
Aprendendo  versiculos cedinho
Persistencia, olhinhos cansados
"Water Polo" , correndo quase atrasado
Tudo isso,  e muito mais
Com Fe, e oração, me ajudou a chegar aqui"- Mae 



       Entre!

       A porta da vida está aberta e convida,
       pessoas com coragem para arriscar,
       a rir, chorar, trabalhar, se esforçar, amar,
       ser ouvido ou incompreendido,
       receber atenção ou sofrer uma desilusão,
       ser amado ou perder-se numa paixão,
       a vida pede atenção...
        
       A vida oferece muitas possibilidades,
       até para quem já ñao acredita mais em nada,
       sempre haverá algo novo sob o sol,
       um fio de esperança que poderá te levar ao paraíso,
       uma nova oportunidade de ser e crescer.
        
       Só ñao vale ter medo de si mesmo,
       só ñao vale não se conhecer, ñao se dar outra oportunidade
       Tem que pegar todas as experiências,
       boas e ruins, doces e amargas,
       e colocar no grande caldeirão da alma,
       para entender o que vale e o que ñ vale a pena.
       Assim, você terá uma bússola precisa,
       que vai indicar o seu Norte, o saudoso Sul,  a sua direção,
       que ñ tem tempo nem idade,
       rumo a realização dos seus sonhos,
       rumo a felicidade.
        
       Acredite na vida, acredite em você





Voce toca na minha porta
Nao sinto vontade de abrirla
Voce continua tocando
Eu continuo nao abrindo
A porta permanence fechada por muito tempo
Mas dessa vez eu vou abrir
Morro de saudades de voce
Mas voce  ja nao esta!-M.Catcher


      " Há dias que as portas não deviam ser abertas.Há dias que a compainha que toca é um sinal de alerta e não nos damos conta disso.Mas ninguém foge do próprio destino".-Miguel Falabella


"Amor a gente não procura. É assim: você deixa a porta meio aberta, se distrai plantando girassóis e ele entra. Ele adora contrariar."-Caio Fernando Abreu

VERDADE

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.

E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os dois meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram a um lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em duas metades,
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
As duas eram totalmente belas.
Mas carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.







"Se o inimigo deixa uma porta aberta, precipitemo-nos por ela".-Sun Tzu



 Mishu, 

Rascunha as portas querendo entrar
Cedinho levanta a familia para se alimentar
Pela janela espera a todos
Ao final da tarde.
Mishu


Nenhum comentário:

Postar um comentário