sexta-feira, 1 de abril de 2016

Abril - Celebracao Poesia- Cora Coralina

-       POETA   CORA CORALINA

-        
"Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma".
-
-      "Mais esperança nos meus passos
do que tristeza nos meus ombros".

"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista".-Cora Coralina





"Quem você pensa que é?"
perguntou pra mim de queixo em pé...
Sou forte,
fraca,
generosa,
egoísta,
angustiada,
perigosa,
infantil,
astuta,
aflita,
serena,
indecorosa,
inconstante,
persistente,
sensata e corajosa,
como é toda mulher,
poderia ter respondido,
mas não lhe dei essa colher.
porque pra aqueles,que me conhecem
Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.
Eu sou MULHER mas especial,nesse grnde dia.
Feliz dia mulher"-Cora Coralina






"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes".

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".




Mãe

"Renovadora e reveladora do mundo
A humanidade se renova no teu ventre.
Cria teus filhos,
não os entregues à creche.
Creche é fria, impessoal.
Nunca será um lar
para teu filho, tua filha.
Ele, pequenino, ela pequenina, precisam de ti.
Não os desligues da tua força maternal.

Que pretendes, mulher?
Independência, igualdade de condições...
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
Em ti está presente a humanidade.

Mulher, não te deixes castrar.
Serás um animal somente de prazer
e às vezes nem mais isso.
Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
Tumultuada, fingindo ser o que não és.
Roendo o teu osso negro da amargura.

Eu sou a terra, eu sou a vida.

Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor".- Cora Coralina





"Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos".


"Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.

"Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça".

"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores".

"Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas... Daqui para frente levo apenas o que couber no bolso e no coração".-Cora Coralina























Guia de Goiás


"Tem sua rima
Bem pode ser a mulher terra, a mulher sertaneja, sua velha escriba, Cora Coralina
Guia do meu Goiás
Guia de muita gente, para conhecer mais o meu Goiás.
Goiás, seu mapa é uma certeza no centro do Brasil.
Goiás é coração, é o sonido Augusto do berrante na frente das manadas, das estradas do sertão
Goias é água e pão, água para toda sede e pão para toda fome
Goiás é oferta de trabalho, é a terra em gestação"-



Boas lembranças:
"Minha irma e eu éramos adolescentes quando fomos visitar Cora Coralina em Goiás, Brasil . Ate hoje me lembro da nossa visita. Sentamos, conversamos, comemos uns doces feitos por ela, e a pergunta veio: "o que vocês estão lendo meninas?...............e ela, Cora Coralina nos motivou em seguir lendo,  especificamente nos disse: "escolham bons livros para ler, aprendam e apliquem nas suas vidas as lições aprendidas".  Obrigada Cora Coralina. Mariluce Teixeira de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário