quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Arab Arts - Artes Arabes


“Ó, quem dera eu fosse o padre ou metropolita da sua Igreja!
     não, quem dera eu fosse a espuma do vinho que bebera.
A fim de gozar de sua companhia, a esta tristesa  pondo fim
     e a estes cuidados e miséria”.-A.A.H. al-Hakami



    "Amo e temo: o amor enreda e entristece.

E posso? Te amar, amore mio, me angustia.
 Amei. E acertaram no boato.
– “Teu caso me deixa estupefato.
Desde agora, aviso, eu te amo de fato.”-Anonimo


Consultei alguns em quem confio.
Contei: – “Por Fulana estou cativo”
– “Caíste na rede? Pula, amigo!”
Um louva bem; do outro os bens.”-Ibn Quzman


"Ordena a cidade: elege e manda!
E o que ouço correr de banda a banda:
“Senhor dos senhores: faz, desmanda!”
é o teu natural – Não te retrata?”-Ibn Quzman


"Digo encanto novo e encanto antigo.
Do feno, estes homens; sou do trigo.
Eu sou eu. E quem faz par comigo?”-Ibn Quzman


“No entanto, o Texto Português quer-se dobrar sobre si mesmo. O seu início quer-se ver no fim, e o meio aspira a referente dos extremos. 
Como traduzir o Texto Árabe senão transcriando, recriando?”- Ibn Quzman



“A arquitetura dos sons arrola estes conceitos: 
Não há choro – como diríamos no Brasil: “nem choro nem vela”.
 Fora da rima, o choro não existe
 a não ser como sintoma de quem sofre o maltrato do amado, 

ou padece, até a ….., do subjugo amoroso”.-Ibn Quzman




"Dentro da rima, tanto o CHORO do Texto Árabe como 
O AMOR QUE ….. do Texto Português abrem e fecham um mesmo anunciado:
 a realidade não é unívoca, e a verdade é complexa, como o jogo da rima 
que trai o sentido absoluto da palavra, 
no mínimo por fazê-lo compartilhar da materialidade do som que,
 para a poesia, é a abstração mais alta e, paradoxalmente, 
uma trilha concreta para a tradução.
Erro?”-Ibn Quzman

"O que acontece? Diálogos! A tradução responde ao original, 
realiza-se numa outra possibilidade criativa ao texto árabe.
 Ela pode, na medida em que, pela recriação, 
tenta surpreender o texto de partida.”- Ibn Quzman


“O choro do amante [nabkí], enfim, ter-se-ia dado por eleição da rima, 
mais precisamente, do anagrama por todas as rimas
 e no interior dos versos”- Ibn Quzman    

“De modo análogo, o amor que abandona também é produto da rima
 que se pretende parte de um anagrama maior, o maltrato. 
A tradução se pergunta se o maltrato do amor não pode, 
de fato, ser tomado como a metáfora do poeta 
dependente da avareza dos mecenas, 
cada vez mais raros estes, naqueles dias de decadência almorávida”.-Ibn Quzman


“Nisto, esta interrelação do poema com o Cancioneiro
com o seu referencial histórico, reside a interpretação do tradutor, 
o seu território, de onde parte a sua mediação até o campo do outro;
 ou onde se sintetiza e se procura reproduzir o que se gerou 
no encontro de épocas e textos distintos.”-Ibn Quzman




"No olvides nunca que el primer beso no se da con la boca, sino con los ojos”. -O.K.Bernardt


"Não eh o mais forte das espécies que sobrevive, 
ou o mais inteligente, 
mas o que responde melhor a adaptação, a mudança.”-Charles Darwin


 “O homen que perde uma hora do seu tempo ainda não descobriu o valor da vida”.-C.Darwin



 “O estado mais alto da cultural moral, eh quando reconhecemos 
que temos que controlar nossos pensamentos”- Charles Darwin

“Voce simplesmente tem que por um pe na frente do outro 
e seguir em frente. Coloque uma viseira e va”.  George Lucas



"Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores,
 incitar a imaginação eh despertar a criatividade. Elaine Sekimura



"Tão importante quanto o ar que eu respiro são minhas leituras, 
eu devoro livros. Tenho fome de conhecimento".-Nátaly Seckler



Mario Quintana:
"A leitura não muda o mundo quem muda o mundo, são as pessoas.
 A leitura só muda as pessoas".-Mario Quintana



"Quer me ver sorrir boba que nem criança?

Me dê um livro!".-Ynnael Ben Azzar
"Aquele momento em que seu corpo não aguenta mais e cai,
mas você levanta porque ainda não terminou.”-Ynnael Ben Azzar


"Vários foram os motivos para que eu desistisse, 
mas somente um motivo me fez persistir pra chegar até aqui..."-Y.Ben Azzar


“A Matematica  pura , eh a sua maneira, a poesia das ideias logicas”-Albert Einstein


“Aprender eh a  única coisa de que a mente nunca se cansa, 
nunca tem medo, e nunca se arrepende”-Leonardo da Vinci


"Uma boa leitura dispensa com vantagem 
a companhia de pessoas frívolas”- Marques de M.


“E eles passaram a noite em claro,trocando mensagens, rindo de coisas bobas, 
sentindo borboletas no estômago ao se falarem, 
se amando como se ninguém soubesse o que é amar, 
planejando uma vida juntos .
 E quando amanheceu eram como estranhos
 seguindo caminhos diferentes, dois inimigos mortais. 
Os planos foram esquecidos, e o amor jamais existiu.”- Y. Ben Azzar



                                               “A leitura nutre a inteligencia”- Seneca

"Meus livros são meus alimentos intelectuais"- Anônimo 
"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida 
a partir da leitura de um livro" –Henry David Thoreau



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, 
sem ela, tampouco a sociedade muda”-Paulo Freire


           “O homem não eh nada alem daquilo que a educação faz dele”.-Immanuel Kant



“A educação
 eh a arma mais poderosa que voce pode usar para mudar o mundo” Nelson Mandela


"Feliz aquele que transfere o que sabe  
e aprende o que ensina".-Cora Coralina



               “Eh na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”-Coelho Neto
                 "A consciência é o melhor livro de moral e aquele que menos se consulta"-Pascal




                   "Só devemos escrever acerca daquilo que gostamos."- Ernest Renan


"Escrever foi a tábua à qual me agarrei 
para não ser considerado um bobo".-Carlos Heitor Cony

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. 
Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -
 inclusive a sua própria história".-Bill Gates

"Amar a leitura é trocar horas de fastio 
por horas de inefável e deliciosa companhia."-John F. Kennedy 




“A coisa mais importante na comunicação eh ouvir 
o que ainda não
 foi dito”-Peter Drucker


“Jesus deu o exemplo de levantar cedo, quando
 “Ele levantou da tumba bem cedinho”-Bíblia




“Existe evidencia de que  as pessoas que acordam cedinho são mais felizes e mais conscientes,
 mas também as que dormem tarde são mais inteligentes.
 Se voce esta determinada  a se juntar aos “malhadeiros”, 
o risco crucial eh: começar a levantar todos os dias na mesma hora, 
ao invés de ir para a cama somente quando voce esta realmente cansada.
 Voce talvez sacrifique um dia ou dois 
quando este exausta,
 mas voce se ajustara ao seu novo horário rapidamente”.-Anônimo


"Ande muito, Tchaikovsky, acreditava que ele 
tinha que caminhar exatamente duas horas todos os dias.”- Rituais Diários-M.Currey





"Mantenha o seu horário,(sua agenda) planejado”-Patricia Highsmith


Coisas que eu faço no meu tempo livre:
 Leio livros
       Compro livros
 Vejo livro de Artes
 Leio Biografias


“Franca esta muy contenta en esta nueva oportunidad de ensenar al mundo, 
que quando existe vontade em triunfar, 
nosotros  podemos unir-nos a otros 
que han llegado a traves de la historia”- Francois Mitterrand


“Mesmo se eu soubesse que amanha o mundo se partiria em pedaços 
 eu ainda plantaria a minha semente”.-Martin Luther King Jr.

“As três coisas mais difíceis do mundo são:
- Guardar um segredo
- Perdoar uma ofensa
- Aproveitar o tempo



“Se voce pensa que pode,
 ou voce pensa que não pode, voce esta correta”- Henry Ford


“Acreditar em voce mesma, 
não eh magia, mas eh necessário”-Bob Faw







"Quando tragédias acontecem na sua vida voce pode fazer 3 coisas:
1.     te definir
2.    te destruir

                3.    te fazer mais forte    


















Nenhum comentário:

Postar um comentário