quarta-feira, 11 de maio de 2016

Brasil- Presidente Janio Quadros - 1961




Quarta  Republica Brasileira 1946-1964
Presidente do Brasil Janio Quadros  Janeiro 1961- Agosto 1961



"Consagrei toda  minha vida ao combate a corrupção
Nesses dez anos da minha vida publica, não tenho feito outra coisa.
 Sou, sabiamente, um homem sem preco”.-Presidente Jânio Quadros

"Este e um poderoso pais, cujo progresso, mesmo que não o possamos antecipar, 
esta assegurado pela sua invencível predestinação”.-Jânio Quadros




"Ergamos nossos corações ao Onipotente e juremos consagrar-nos ate a medida das nossas forcas, ao serviço do Pais".-Presidente Jânio Quadros 


"Não vivo do governo: morro nele, na sobrecarga terrível das responsabilidades e das angustias"-Jânio Quadros



"Se cada um votar com consciência
estarei tranquilo, porque o voto de consciencia eh
 geralmente um Voto Meu.-Presidente Jânio Quadros








Este pais não esta precisando de Nova Ortografia,
mas sim, de Nova Linguagem".-Presidente Jânio Quadros




"O pequeno Portugal, agigantado na audácia e no heroism de seus filhos, 
concebeu nossa existência estabelecendo, ao faze-lo, 
os destinos opulentos da vasta Nação Brasileira”.-Presidente Jânio Quadros

    
"A inflacao dissolve o dinheiro, avilta os tesouros, compromete o credito, 
perturba a produção  paralisa as obras, dessora os governos, 
depaupera os particulares, fermenta as revoluções".  -Presidente Jânio Quadros  

Fatos:
1. Criou o Parque Nacional do Xingu
2. Recebeu quase 6 milhões de votos quando Eleito Presidente.
3. Restabeleceu relações diplomáticas e comerciais com URSS 
4. Restabeleceu relações diplomáticas com China
5. Nomeou primeiro Embaixador Negro da historia do Brasil
6. Condecorou Ernest Che Guevara
7. Primeiros Parques Ecológicos Nacionais
8. Abriu vários inquéritos e sindicâncias a combate aberto a corrupção na Administração Publica
9. Lei da Reforma Agraria. 
10. Restituiu as jazidas de ferro de Minas Gerais a Reserva Nacional 



11. Autor de "Curso Pratico Da Lingua Portuguesa"
12. Autor " Novo Dicionário da Lingua Portuguesa"


"Vamos governar o Brasil de costas para o mar"-Presidente Janio Quadros


"Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e as ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior.”
"Trabalhemos todos.Ha muitas formas de servir nossa patria.
                    Brasilia 25-8-1961- Jânio Quadros ( trechos da carta de resignação)

Esposa : Eloa do Vale Quadros
              1 Filha.


1       "Quanto mais tenho subido na vida, mais cresce em mim o temor de Deus".-Jânio Quadros

 "O Interior ,salvara o Brasil; e se nao salvar, nada o salvara".-Janio Quadros




PETIÇÃO

"Excelentíssimo Senhor
Jânio da Silva Quadros
Prefeito do Município
Minha história de Natal.
A começar do princípio
vem dum fato trivial:
uma árvore que morreu
nas ruas da capital.

Só que o carro era o meu
o que se vê no postal.
Foi isso que aconteceu
na véspera do meu Natal.
Não ventava, nem chovia
era um dia bem normal
e meu carro, junto à guia
parado, em lugar legal.



Quem vive da Medicina
não pode - como direi? -
se uma árvore cai em cima
substituir um Del Rey.
Não era novo, era usado
do ano oitenta e um
eu já estava acostumado
não trocava por nenhum.



Agora lá na oficina
com os carros remendados
e o orçamento, imagina,
são setenta mil cruzados.
Junto vai meu hollerit
pra mostrar a situação
de quem cura apendicite
na barriga do povão.

Com muita dor,
exercer a Medicina
na função de professor
é algo que desatina o
profissional de valor.
Em qualquer país distante
se ensina só Medicina
mas não cabe numa estante
o ensino que aqui se ensina.

Pois num país como o nosso
cada médico precisa
lembrar-se, ter a certeza
que ao lado da doença,
há também que combater
miséria, atraso e pobreza.

Se assim digo ao senhor
é pra pedir um conselho;
e me diga, por favor,
como fosse caso alheio.

Como devo proceder
para ser indenizado?
Ou o destino assim quis,
sou eu que sou azarado?

Sou homem de estimação
Educado com ternura
não quero mover ação,
importunar Prefeitura!

Espero que sua resposta
influa na vida minha.
Ou a vida é sem resposta,
e sem rumo é que caminha?"- Medico Brasileiro







Janio Quadros
Respondendo

"O bom médico Toledo
pediu indenização
e requereu-a sem medo
de receber o meu “não”.

A árvore caiu por cima
do carro de estimação
e ele menciona a sina


O vegetal era nosso,
como a prova a Petição;
devo pagar, e eu posso,
a pouca indenização.

O remédio, pois, eu acho
é saldar o prejuízo;
assim decido e despacho
ao Manhães que tem Juízo".-Jânio Quadros




(obs. fotos e poemas são  "copy and paste" da Internet, Não são de minha autoria, e podem ser deletados a qualquer momento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário