quinta-feira, 3 de março de 2016

Verde........#3





Quando vier a Primavera,
Se eu não estiver mais aqui,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha ausência não tem importância nenhuma.

Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Eu iria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se vou agora, vou contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu  sorriso apagado, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter 
preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.-Fernando Pessoa

Nunca tive os olhos tão claros e o sorriso em tanta loucura. 
Sinto-me toda igual às árvores: solítária, perfeita e pura-Cecilia Meireles    





O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas
maravilhosas.
Seu olho exagera o azul.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas
com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os
besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe,
Ele me coisa
Ele me rã
Ele me árvore.
De tarde um Vovô tocará sua flauta para inverter
os ocasos.-Manoel Barros



"Coco gelado nas praias de Mosqueiro, Outeiro, Salinas, Beach Park e Algodoal, muitas saudades"-Mariluce T. de Araujo

Pode contar seus segredos ao vento, mas depois, não vá culpá-lo por contar tudo às árvores.
-Khalil Gibran


 "No fundo do quintal, cacao, levada pela mão do papai, provando a amarga semente com o doce sorriso do meu progenitor."-Mariluce T. de Araujo.


Nenhuma atividade no bem é insignificante...
As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes.-
CX-Brasil

"No patio da  "Casa da Castanheira", as coloridas Araras esperavam pela Mamãe Zeza ao final da tarde"-M.A.Araujo

Senhor, ajudai-nos a construir a nossa casa
Com janelas de aurora e árvores no quintal -
Árvores que na primavera fiquem cobertas de flores

E ao crepúsculo fiquem cinzentas como a roupa dos pescadores.- Manoel de Barros

"Carambola, fruta gostosa em abundancia na cozinha da mamãe"-Mariluce T. de Araujo


                                                                    Terra Amada

Minha terra tem palmeiras (que não tem mundial)
Onde canta o sabiá.
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá.
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá.
Minha terra tem primores
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá.

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá.
Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras
Onde canta o sabiá.- Gonçalves Dias-1843






Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos.
 Por dez cultive árvores. 
Mas para ter sucesso por 100 anos cultive gente.- Confucio


Meu Filho, Minha Filha

Não chores, meu filho, minha filha
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

Como eu te amo, Meu Filho, Minha Filha
Como se ama o silêncio, a luz, o aroma,
O orvalho numa flor, nos céus a estrela,
No largo mar a sombra de uma vela,
Que lá na extrema do horizonte assoma;

Como se ama o clarão da branca lua,
Da noite na mudez os sons da flauta,
As canções saudosíssimas do nauta,
Quando em mole vaivém a nau flutua,

Como se ama das aves o gemido,
Da noite as sombras e do dia as cores,
Um céu com luzes, um jardim com flores,
Um canto quase em lágrimas sumido;

Como se ama o crepúsculo da aurora,
A mansa viração que o bosque ondeia,
O sussurro da fonte que serpeia,
Uma imagem risonha e sedutora;
Como se ama o calor e a luz querida,
A harmonia, o frescor, os sons, os céus,
Silêncio, e cores, e perfume, e vida,
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus:

Assim eu te amo, 
Meu Filho, Minha Filha assim; 
Mais do que podem
Dizer-to os lábios meus, — mais do que vale
Cantar a voz do trovador cansada:
O que é belo, o que é justo, santo e grande
Amo em ti. — Por tudo quanto sofro,
Por quanto já sofri, por quanto ainda
Me resta de sofrer, por tudo eu te amo.
Meu pranto  foge diante do teu rostro.
Teu sorriso, os labios radiantes
Meu Filho, Minha Filha, como os amo.
-Gonçalves Dias








"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. 
Nós as derrubamos e as
transformamos em papel para registrar todo nosso vazio."- Khalil  Gibran










Se Se Morre de Amor!
Goncalves Dias

Se se morre de amor! – Nãonão  se morre,
Quando e fascinação que nos surpreende
De Ruidoso sarau enre os festejos
Quando luzes, calor, orquestra e flores
Assomos de prazer nos raiam n’alma,
Que embelezada e solta em tal ambiente
No que ouve, e no que  prazer alcança!.





                                                                        Velhas Árvores

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,

Na glória de alegria e da bondade,

Agasalhando os pássaros nos ramos,
                                         Dando sombra e consolo aos que padecem!-Olavo Bilac


Nenhum comentário:

Postar um comentário