segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Russia






    “O mundo eh, naturalmente, nada mais que a nossa percepção dele”-Anton Chekhov


“Conhecimento não tem nenhum valor, a menos que voce o ponha em pratica"-A.Chekhov



"As pessoas não reconhecem se eh verão ou inverno, quando elas estão felizes”-A.Chekhov






"Checkhov eh esse poeta melancólico e isolado, desejando estar em um outro momento, outro lugar do que aonde ele estava no momento". -Salman Rushdie








“O melhor e as mais belas coisas neste mundo, não podem ser vistas ou ouvidas, mas sentidas com o coração”-Helen Keller








“Tudo que eu entendo, eu somente entendo porque eu amo.”-Leo Tostoy






“ Con amor se pode viver ate sem felicidade”-Fyodor Dostoyevsky



“Dor e sofrimento são sempre inevitáveis para uma inteligência grande,  uma oração profunda. O homem nobre tera uma grande melancholia na terra, eu penso"-Fyodor Dostoyevsky




“ A grande felicidade na vida e ter a convicção que somos amadas, amadas por nos mesmos, ou melhor, amadas apesar do que somos”-Victor Hugo









“Falando bobeira eh o único privilegio que o homem tem e o  distingue de outros organismos”-F.Dostoyevsky


              “A segunda metade da  vida de um homem não eh feita de nada, mas dos hábitos adquiridos durante a primeira metade”-F.Dostoyevsky






”Uma verdadeira Amiga livremente:  Aconselha com Justiça,  
Assiste            Prontamente, 
Aventura          Firmemente, 
Tudo vê           Pacientemente, 
Defende         Corajosamente, 
E  Continua Sendo sua Amiga Eternamente”-W.Blake
Nunca diga te amo se não te interessa.
Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.

Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração.
Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo se derramar em lágrimas por causa de ti.

A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo.




                   "Russia foi escrava na Europa, mas seria a Mestre na Asia”-F.Dostoyevsky


“Dando um novo passo, balbuciando uma nova palavra, eh disso o que as pessoas tem medo”- “nada neste mundo eh muito mais difícil que falar a verdade, nada eh mais fácil que omitir”-F.Dostoyevsky



SONETO CV

“Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora”.-
William Shakespeare


“Elas me mostraram as suas arvores, e eu  não pude entender o intenso amor, com o qual  olhavam para elas; parecia que elas estavam falando com as arvores como se fossem humanas”-F.Dostoyevsky
 




Pushkin
(1799-1837)

Uma Nereida
A luz de um céu de aurora, e onde a verdura toca
ao Táuris cariciosa o flanco, uma Nereida vi.
Imóvel de alegria, oculto no olival, deitei-me
a espiar a semi-deusa abrindo as róseas águas
que os seios lhe lambiam, alvos de cisne e tesos,
e penteando os seus cabelos de grinaldas de espuma."


As Uvas
"Que me não fujam as rosas
murchando com a Primavera:
gosto das uvas em cachos
maduros ao sol da encosta —
glória deste meu val',
pendendo em brilho de pérolas,
prazer do Outono dourado:
oblongas e transparentes

como mãos  de donzelas"-Pushkin


Lermontov
(1814-1841)

A uma bela que lhe não correspondia
O amor pediu-me um dia
que de seu vinho provasse.
E eu foi só por cortesia
que a taça inteira emborcasse.
Agora tudo eu daria
p'ra refrescar minha boca.
E a taça está com Rose
e a fragancia eh uma emboscada.





Eu

Sentia-me sem forças, gelada,
mas os meus passos eram leves.
Na mão direita tinha a luva
da mão esquerda, ao partir.

Eram realmente tantos degraus?
Eu sabia que eram só três!
O outono abraçava os plátanos
e murmurava:"Morre comigo!"

É o meu destino
que me enganasse e me traísse.
Eu respondi: "Oh, meu amor!
Eu também...Contigo morrerei..."-A. Akhmatova





O CANTO DO ÚLTIMO ENCONTRO

Este é o canto do último encontro.
Olhei para a casa escura,
Só no meu quarto, amarelo e indiferente,
ardia o fogo das velas


Ouvi uma voz. Falava confiante,
Murmurando: "Vem,
deixa a Rússia para sempre.
Eu limpo o sangue das tuas mãos,
do coração arranco o negro pejo,
com outro nome cubro
a injúria e a dor da derrota."
Tapei os ouvidos com as mãos,
para que essas palavras indignas
não profanassem o meu espírito aflito.-
Anna Akhmatova





Vida?
Um Romance.
Por quem?
Anonimo
Le-mo-lo com dificuldade;
Faz-nos rir e chorar
E depois poe-nos
A dormir".-

 M. Karamzin-    1766-1826





Vinte e um. Segunda- feira. É noite! 
No escuro uns contornos de cidade. 
Algum vagabundo escreveu 
que na terra pode haver amor. 

E por tédio ou preguiça, 
todos acreditaram e assim vivem: 
esperam encontros, temem adeus 
e cantam canções de amor. 

Mas a outros revela-se o enigma, 
e o silêncio repousará sobre eles... 
Descobri isto por acaso 
e desde esse momento sinto-me mal. 

Anna  Akhmatova
 

Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
amo-te como se amam certas coisas obscuras,
secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

senão assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.








"Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia".-Fernando Pessoa





































                                                                                                       



                                                                  Duvida da luz dos astros,

      De que o sol tenha calor,
       Duvida até da verdade,
       Mas confia em meu amor.




 “Sabedoria não vem com a idade, mas com educação , e aprendizagem”-
A.Chekhov


EU TE AMO

"Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir


Se nós, nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir
Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu


Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido 

E o meu sapato inda pisa no teu
Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios inda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás só fazendo de conta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir"- Chico Buarque




Não penses meu amor…
Não penses, meu amor, que no meu seio guardo
O tumultuar do sangue, o frenesi de que ardo,
os uivos dela, os gritos de bacante em cio,
quando, como uma cobra, sob mim se torce,
e em beijos que remordem e na carícia urgente
vem o estertor final da consumada posse.
Mais doce és tu, amor, tão sossegada e calma —
pelo prazer dorido com que eu sou todo alma
quando, após longamente suplicar-te ansioso,
com pudica modéstia cedes ao meu gozo
e a mim te dás enfim, mas desviando o olhar,
aos meus ardor's tão fria e sem me ouvir's falar,
mas despertando… ah quão tu devagar desperta
mas despertando… ah quão tu devagar despertas…
até que, a contragosto, o meu prazer é o teu.
-Pushkin







"Quero Ser Uma Ursa"
 Nesta encarnação sou uma mulher.  Na próxima quero voltar como ursa. Uma ursa hiberna. Por seis meses, so dorme. Acho que eu ia gostar disso.


Mensagem para a Sibéria
"Lá nas minas da Sibéria,
que o forte orgulho resista:
de trabalhos e miséria
se alimente a rebeldia.
A Esperança, irmã da tristeza,
na treva silente, dá
coragem ao coração.
O grande dia virá.
Amor de amiga vos mando
além da porta sombria;
acorrentados aos catres,
ouvireis a melodia:
Grilhetas hão-de tombar,
muralhas desabarão.
E, na luz da liberdade,

vossa espada em vossa mão".-Pushkin

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...



Pássaro Pequeno
"Num pais estranho, eu religiosamente observo
Minha propria terra com costumes antigos
Eu me tornei obsecada com a consolacao
Porque deveria eu murmurar contra o meu Deus
Ate mesmo para uma criatura
O presente da liberdade Eu poderia presentear"
- Aleksandr Sergeevich Pushkin


















"Quando voce realiza que nada falta, o mundo inteiro lhe pertence.” –Lao Tzu





"Todos nascem genius, mas o processo de vida de-geniuses a eles”-Buckminster Fuller

"Quatro mil volumes de metafísicas não nos ensinarão o que a alma eh.” -Voltaire





“Ele foi ate ela, tomou suas maos, a primeira vez que ele a tinha tocado. Seus dedos
mostraram a dureza 
do trabalho……….”



“Minha vida inteira eh meramente a visita de um visitante”
Jan Amos Komensky- ( Prague Winter- Madame Secretarie  Madeline Albright)



"As noites se tornaram frias e claras como luzes cristalinas, con enormes estrelas, e por semanas a seguir o brilho das estrelas diminuiran. A neve chegou, amavel e terrivel, antes de Novembro, o vento veio forte e marcou profundamente a marca branca do caminho, as vezes com obstaculos, mas nada fez o meu transporte parar. ( The Shaman, Gordon, Noah autor)






"Emoções, são inatas, embora susceptíveis a  Alterações, através de experiências e do meio-ambiente, e eles existem para nos alertar para específicos e situações significantes como perigo, ou oportunidades, assim respondemos com as nossas visceras, tanto para ter aproveitamento da situação  ou para aumentar nossas chances de sobrevivencia”






"Eh uma das  mais belas compensacoes dessa vida, que nenhum homen pode sinceramente tratar de ajudar a outra pessoa sem ajudar a si mesmo/a……Sirva e voce sera servido.”-Ralph Waldo Emerson




“ Dizem, que os Franceses, tocam  o Champanhe os lábios dos bebes recém nascidos. Claramente, alguns mantem este costume muito mais tempo que outros“.-Scott Fitzgerald


Por muito tempo herois reais e vilões pareciam  que tinham tomado seu lugar ao lado  dos que queriam fazer parte da  realidade, e juntos criaram a saga da nação - Madame Secretaria Madeline Albright ( Prague Winter)



Belarus-Russia
Desde 1991 o Museu Nacional de Arte da Republica de  Belarus comecou o trabalho artistico de “Convidado no Tubik”. Crianças desde a idade de 1-11.Visitas, palestras, e tempo para cada criança fazer seu próprio desenho e ser criativas.

  



“ Eu confesso, eu gosto de cores vibrantes. Eu nao posso fingir que sou imparcial sobre as cores. Eu me regozijo com as cores brilhantes, e eu fico totalmente triste pelos cores marrons“.- Churchill (Scott Fitzgerald wrote in Gatsbys)

 
“Homens e meninas vieram e foram como borboletas sussurrando entre elas, com  a champanhe e as estrelas. Somente champanhe.”-Scott Fitzgerald


Nenhum comentário:

Postar um comentário