sábado, 6 de agosto de 2016

Museu Paraense Emilio Goeldi





“Eu desejo ver o Museu Paraense grande e digno do seu nome, 
respeitado pelos  círculos científicos e com o papel que lhe compete na area 
 internacional dos bens intelectuais da humanidade"Emilio Goeldi



                                             Arquivos de especies variadas.


























Vitoria Regia 

Ornitologia
A coleção ornitologica iniciada no final do século XIX e consolidada a partir de 1905.
A Coleção Ornitológica do MPEG atualmente conta com quase
80.000 espécimes distribuídos em acervos tradicionais :
1. peles taxidermizadas, 
2. peças de meio líquido e material osteológico
3. material genético (tecidos), sendo a única coleção Ornitológica nacional até agora a consolidar uma sub-coleção de recursos genéticos (mais de 3.500 amostras de tecido, penas e sangue).
 A Coleção Ornitológica do MPEG é a pioneira no Brasil a seguir a tendência mundial de integrar acervos tradicionais a acervos voltados ao estudo de sistemática molecular e genética populacional de aves".-
Curator Alexandre Aleixo.













BOTÂNICA 


"Fundado em 1895, pelo botânico suíço Jacques Huber, o Herbário MG é a principal coleção da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emilio Goeldi, sendo também o primeiro da região amazônica. Contém 181.705 amostras de plantas desidratadas (exsicatas) registradas, especialmente do grupo das Angiospermas, além de algumas Gimnospermas e um grande acervo de Pteridófitas, Briófitas e Fungos, abrangendo também 2.568 tipos nomenclaturais (amostras utilizadas na descrição de uma espécie nova).

A Fonte de consulta imprescindível para estudos botânicos básicos (Taxonomia, Filogenia, Anatomia e Palinologia), o Herbário MG é um instrumento na formação de pesquisadores especializados na flora regional e na complementação de pesquisas em Ecologia Vegetal, Botânica Econômica, Fitoquímica, Farmacologia e Agronomia.

De seu acervo fazem parte coleções botânicas históricas importantíssimas. As amostras encontram-se informatizadas em 95%, através do Programa BRAHMS, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental. Planta iinicial chamada Cleome aculeara L., da familia Capparidaceae."-Museu Emilio Goeldi


                             Belem do Para- Setembro de 2016, fotografia por E.A.Montalvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário